MQA

Colégio GEO Conquista o Prêmio Mundo Leitor na categoria Série Descobertas

Colégio GEO Conquista o Prêmio Mundo Leitor na categoria Série Descobertas







O 3º Prêmio SEB Mundo Leitor propõe compartilhar e premiar as melhores práticas de educadores e alunos que utilizam o Programa Mundo Leitor e dar-lhes espaço e visibilidade nacional.



 

As unidades do Grupo SEB escolheram seus melhores trabalhos em cada categoria, os quais participaram da etapa nacional e foram analisados por uma equipe julgadora composta por profissionais da educação que, analisando-os, definiu os destaques de 2017.



O projeto foi um encontro de caminhos e não foi algo pré-estabelecido; pelo contrário, foi surgindo com as crianças numa relação de amizade, anseios, valores e pensamento coletivo, como deve acontecer quando se objetiva o protagonismo do aluno. Como diz o educador Celso Antunes, “O valor se constrói com a reflexão, com a conversa interior, com o estímulo ao pensamento...”



A proposta desse projeto surgiu diante da problemática colocada por alguns alunos ao manusear o livro de leitura não verbal do Mundo Leitor. Logo, a professora abriu uma discussão a respeito dos questionamentos.





 

Na aula seguinte, a professora simulou a entrada das crianças no livro Mundo Leitor, caracterizou a porta da sala de aula como um portal e todos entraram pelo buraco da fechadura, curiosas para saber a novidade que tinha para acontecer: desvendar um enigma deixado por Alice numa caixa.



No enigma, a personagem pedia para conviver na escola com as crianças, porém teria que ser construída do jeito que elas gostariam que ela fosse, uma amiga da escola. Dentro da caixa, tinha várias peças (tecido, retalhos, novelo de lã...), que dariam origem à construção e à releitura da personagem.



A personagem Alice, em sua atmosfera e todo o seu enredo de descobertas e curiosidades, mudou a vida das crianças. Foi uma experiência transformacional, em que o Mundo Leitor extrapolou os muros da escola e passou a fazer parte da vida das crianças!