MQA

IESP divulga ganhadores do Prêmio Inova 2017

O Prêmio Inova surgiu juntamente com a primeira edição do Inova, no ano passado. Começou como um prêmio único, destinado à Dra. Adriana Melo, por sua pesquisa, que a levou a ser a primeira cientista a vincular a microcefalia ao Zika Vírus.

Este ano, o prêmio foi separado em três categorias, visando dar destaque a todas as áreas abordadas pelo evento, Ciência e Tecnologia, Cultura e Esporte.

Os premiados deste ano foram escolhidos através de análise dos destaques do ano na Paraíba por parte de uma comissão técnica do IESP.

Na categoria Ciência e Tecnologia, o prêmio vai para o projeto Olho N’Água, desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG e  Instituto Nacional do Semiárido - INSA, cujo objetivo é compartilhar com a sociedade informações atualizadas sobre a disponibilidade de água nos principais reservatórios que atendem os quase 24 milhões de habitantes da região semiárida.

Na categoria Cultura, o Projeto Prima levará o prêmio pelo trabalho de inclusão social de crianças carentes realizado através da música. Prima é a sigla do Programa de Inclusão através da Música e das Artes, uma criação do Governo do Estado da Paraíba, que nasceu em 2012 e hoje atua em 9 cidades paraibanas.

Por fim, a premiação na categoria Esporte vai para o Colégio Motiva, por seu incentivo aos atletas paraibanos. Após perder a final de basquete contra o time de alunos de Caiçara nos Jogos Escolares da Paraíba na categoria 12 a 14 anos, competição que dá vaga aos Jogos Escolares da Juventude, o Motiva acabou classificado para a competição nacional no Paraná. Os alunos de Caiçara não possuíam a verba necessária para viajar e competir em outro estado, portanto cederam a vaga conquistada ao segundo classificado. Ao invés de aproveitar a comemoração tardia, os pais dos atletas do Motiva iniciaram uma campanha online para arrecadar fundos e garantir que os jovens de Caiçara pudessem participar dos Jogos Escolares da Juventude.

A premiação acontecerá na abertura do Inova, dia 6 de novembro, às 19h, no Palco Inova.