O Projeto associa robótica e ação ecológica leva aos Estados Unidos um grupo de estudantes da Escola Municipal Durival Britto e Silva, de Curitiba. Com a iniciativa, a equipe “Conectados” chegou à etapa mundial da competição First Lego League (FLL), que ocorre de 27 a 30 de abril, em St. Louis (Missouri).
Os estudantes recebem apoio da Rumo (concessionária de ferrovias do Brasil) e da prefeitura de Curitiba, e eles estão conquistando também melhorias para o prédio onde estudam, no Bairro Cajuru. A escola pública de Curitiba mantém grupo de estudos em robótica desde 2007. No último ano, os alunos venceram competidores regionais e nacionais. Ao lado de duas equipes de escolas privadas de São Paulo, foram selecionados para representar o País.
A equipe apresenta um robô capaz de cumprir tarefas de coleta de lixo. Além disso, colocam em prática o aproveitamento de chicletes para produção de chaveiros, peças de montar e locomotivas de brinquedo. A atuação nessas duas frentes atende a critérios da competição mundial.
Os estudantes prepararam apresentação em português e em inglês e treinaram na escola e na comunidade nas últimas semanas. Durante demonstração na sede da Rumo, que fica ao lado da escola, receberam aplausos dos funcionários, conquistando torcedores para a competição nos Estados Unidos.
O robô montado pelos estudantes de Curitiba deverá realizar 12 missões em apenas dois minutos. A pesquisa sobre a goma de mascar defende que o material seja aproveitado a partir da coleta em locais públicos e privado, com uso de lixeiras especiais. “A destinação correta deixa o ambiente mais limpo evita um problema ambiental que poderia se prolongar por décadas”, defende o estudante Pedro Saragiotto. O desempenho da equipe na apresentação também deve contar pontos.