A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), por meio de sua Coordenação de Teatro, apresenta, neste sábado (4) e domingo (5), o espetáculo ‘Flash Back – Um passeio pela obra Papa-Rabo”. As apresentações acontecem às 20h, no Theatro Santa Roza, com atores concluintes do curso de teatro da Funesc.
O Curso de Teatro, que acontece há 26 anos na Funesc, sempre é concluído com uma montagem envolvendo toda a turma. Na sua edição de 2016, foram montados três espetáculos “O Santo e a Porca no Auto da Boa Preguiça”, uma livre adaptação de três obras de Ariano Suassuna dirigida por Humberto Lopes; “Maria das Águas”, poema de Lúcio Lins dirigido por Suzy Lopes; e “Flash Back”, que foi idealizado por Roberto Cartaxo, também criador do curso, que precisou se ausentar da montagem ainda no meio do processo. A direção foi assumida por Humberto Lopes, com auxílio de Priscilla Cler na preparação vocal, Carlos Machado (Mosquito), Nyka Barros e Suzy Lopes na preparação do elenco.
Sobre o espetáculo – A montagem busca não desenvolver um espetáculo seguindo a dramaturgia, mas sim, partindo de uma elaboração meio meta-teatro, buscar as possibilidades de representação de cada ator. “Sendo atores oriundos do curso de iniciação ao teatro da Funesc, resolvemos valorizar a interpretação em si, optando por montar 12 cenas do “Papa rabo” sem obedecer exatamente a uma sequência e, ao mesmo tempo, buscando o potencial de interpretação de cada ator/aluno”, explica a coordenadora de Teatro, Suzy Lopes.
O espetáculo utiliza a história de “Papa Rabo”, como ponto de partida de seus personagens, realizando uma interpretação na qual seja possível visualizar o potencial de cada personagem e de cada ator em si mesmo. Portanto, o resultado é mais um exercício, buscando um jogo performático, a fim de realizar uma interpretação que se aproxime do realismo, porém sem seguir nenhuma escola dramática especifica.
“Papa-Rabo”, a obra que foi utilizada como ponto de partida, é a adaptação de W. J. Solha para o romance “Fogo Morto”, de José Lins do Rego, montado pelo grupo Bigorna nos anos 80, para inauguração do Teatro Paulo Pontes, com direção de Fernando Teixeira, uma obra de grande significado para o teatro paraibano.
Além de Humberto Lopes na direção e do idealizador Roberto Cartaxo, a ficha técnica de “Flash Back” conta com Eloy Pessoa (iluminação), Priscilla Cler (preparação vocal), Thercles Silva (fotografia), Nyka Barros (preparação de elenco), Carlos Machado e Luzy Lopes (colaboradores). O elenco traz Gaspar Leonardo, John Gallagher, Joelma Oliveira, Juciene Fernandes, Lucas Capeba, Paulo Medeiros, Ricardo Moreira, Samla Amorim, Talitta Leonilia, Vanderley Júnior, Valquiria Almeida.
Serviço:
Espetáculo Flash Back – um experimento a partir de Papa-Rabo
Dias: 4 e 5 de fevereiro às 20h
Local: Theatro Santa Roza
Preço: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Informações: 3211-6225