Campina lança projeto para usar música como ferramenta pedagógica nas escolas

Estudantes da Escola Municipal José Tavares, no bairro Santo Antônio, em Campina Grande, vão se apresentar em um concerto musical, na noite desta sexta-feira, 8 de julho. A apresentação será a partir das 20h no Teatro Municipal Severino Cabral e marca o início da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na implantação da educação musical na Rede de Ensino.

Ao todo, a apresentação terá 60 estudantes e acontece, também, como parte da programação do XIII Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus). Na Rede de Ensino, a ação integra o Projeto Uirapuru – Coral Municipal de Campina Grande.

De acordo com o secretário de Educação do município, Raymundo Asfora Neto, a proposta é melhorar o fluxo escolar e a aprendizagem oferecendo aos estudantes mais uma atividade lúdica na escola.

“O objetivo é alcançar esses resultados contribuindo para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais, oferecendo um vivência artística e musical sistemática. Além disso, democratizando o acesso à arte e descobrindo os talentos da nossa rede”, destacou.

Nesta primeira fase, dez Unidades Escolares serão contempladas com o projeto, que atenderá cerca de 1000 estudantes e terá como coordenador o professor da UFCG, Vladimir Silva. A iniciativa também conta com o aporte financeiro do Ministério Público do Trabalho.

O nome do projeto ‘Uirapuru’ é um pássaro reconhecido por ter um canto único entre os pássaros. A ave é capaz de cantar durante 10 ou 15 minutos seguidos sem repetir uma nota sequer da melodia.

Compartilhe
logo
Copyright © 2024 Anchieta Maia e Moçada que Agita. Direitos Reservados.