A Controladoria Regional da União no Estado da Paraíba premiou neste último sábado, dia 24/02, os alunos vencedores do 9º concurso de Desenho e Redação e lançou a 10ª edição, a ser realizada neste ano. O tema do ano anterior foi “Todo dia é dia de cidadania e neste ano os trabalhos apontam para “Ser honesto é legal. O concurso é realizado em nível nacional pela Controladoria Geral da União. As inscrições iniciam em 4 de abril, pelo site “portalzinho.cgu.gov.br”. O evento de premiação e lançamento aconteceu no Sesc Cabo Branco, em João Pessoa, com apoio da Fundação Solidariedade, braço social do Sistema Correio de Comunicação, Iesp e Fecomércio/PB.
Quatro estudantes paraibanos que foram vencedores, dentre os 220 mil candidatos inscritos em todo o Brasil. O Estado da Paraíba teve o segundo maior número de premiados do Brasil. Falando em nome dos alunos, Jaislane Júlia Viana de Medeiros, de Santa Luzia, representa a dedicação de professores e todos os que trabalham na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arlindo Bento de Morais, situada em uma comunidade remanescente de quilombos. Ela falou que o fato de eles estarem ali é um incentivo a todos os alunos para produzir textos e desenhos que tratam de cidadania. “É importante influenciarmos pessoas com nossos desenhos e redações”, ressaltou. Os alunos e os professores ganharam certificado da CGU, da Fundação Solidariedade e tablets, como prêmio.
O Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União desenvolve o “Educação Cidadã”, uma série de iniciativas de capacitação e gestão do conhecimento voltadas para a formação cidadã. Ao participarem do concurso de Desenho e Redação, os estudantes refletem sobre temas relacionados ao controle social, à ética e à cidadania. Os trabalhos dos alunos são inscritos pelas escolas e avaliados por uma comissão julgadora.
No lançamento da 10ª edição do concurso, Gabriel Aragão Wright, superintendente da CGU na Paraíba, afirmou que o país está em um momento de transição e salientou que uma transição não é feita imediatamente, mas diariamente, numa continuidade de ações e atitudes. Ele acredita que o povo brasileiro é honesto e trabalhador, mas é julgado por ações que uma parcela voltada à ações corruptas. “Precisamos criar uma corrente virtuosa. Sem isso, não vamos coneguir. Por isso é tão importante o trabalho em conjunto com os parceiros já citados, mais a Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e a Polícia Federal.
A Fundação Solidariedade concede um certificado de reconhecimento às escolas vencedoras, incluindo a Escola Municipal José Novais, em João Pessoa, vencedora em 2014. Beatriz Ribeiro, diretora do Sistema Correio de Comunicação e presidente da Fundação Solidariedade, ressalta o privilégio de ter a oportunidade de abraçar o bem e participar da construção de um mundo melhor, a começar pela família, as amizades, a escola e o trabalho. “A bandeira do bem deve ser levantada lá no alto para poder transformar o amor que temos em nossos corações em fé e esperança; nossos alunos aqui presentes mostraram que a Paraíba tem um futuro digno.”
A diretora geral do IESP, profª Érika Marques, alertou que “falar em educação hoje, e educação de qualidade é uma necessidade básica”. O Iesp se engajou em campanhas desse mote desde quando o CGU lançou, em 2015, o tema falando em pequenas corrupções. “Manteremos nosso apoio ao concurso desse ano e os professores coordenadores da agência de publicidade Júnior preparam os alunos para criarem novas peças publicitárias”, garantiu.
A Fecomercio/PB é outra instituição que apoia o concurso. Marconi Medeiros, presidente, parabenizou primeiramente os vencedores e os representantes da escolas presentes. “A educação é a saída para levar o país ao avanço. É através da educação que tudo se resolve”.
Em nome dos diretores das escolas premiadas na Paraíba, o diretor José Alves, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Arlindo Bento de Morais em Santa Luzia, sertão paraibano, declarou que os temas propostos no concurso de redação são relevantes dentro da sociedade: “Nós, enquanto escola, que procuramos fazer esse trabalho voltado para a formação do cidadão; abordamos esses temas com criatividade e crítica e os alunos expressam o seu pensamento”, falou o diretor.
Com descontração, Fernando de Albuquerque, da CGU-Regional/PB, que conduzia o evento, informou que um raio cai, sim, mais de uma vez no mesmo lugar. Caiu três vezes na Escola Pio XI, quando foi campeã, em anos anteriores.
Premiados:
Categoria Desenho – 2º Ano
Flavyanny Theresa Dantas da Silva Moraes – Escola Vitoria Régia (Cajazeiras-PB)
“No desenho eu fiz um planeta com ações que eu queria que acontecessem todos os dias; uma delas é um homem ajudando um criança pobre. A outra foi o voto de confiança, como uma pessoa que nunca contaria mentiras.”
Categoria Redação I – 7º Ano
Jaislane Julia Viana de Medeiros – Escola Estadual de Ensino Fundamental Arlindo Bento de Morais (Santa Luzia – PB):
“Enfoquei no texto que não podemos só falar de cidadania, mas praticar no dia a dia, com pequenas atitudes. Peço que nesse ano os candidatos às eleições nesse ano sejam justos e honestos.”
Categoria Redação II – 3ºAno
Larissa Vitória Albuquerque Carlos – Escola João Rique Ferreira – Sesi (Campina Grande – PB):
“Falei sobre a participação da pessoa como cidadão. Sua atuação na sociedade, visando melhorias para a comunidade dela.”
Categoria Redação II – 3ºAno
Emmanoel Matheus Moraes do Nascimento – Espaço Educacional Carmela Veloso (Campina Grande – PB):
“Eu tive a ideia para o texto em uma aula de Física. O professor falava de alavancas. Arquimedes falou: ‘Dê-me uma alavanca e eu serei capaz de mover o mundo’. Eu logo associei que a partir do momento que decidimos fazer algo, obtemos êxito. Os cidadãos têm deveres e obrigações, mas também têm direitos. Essas são alavancas para, juntos, alcançarmos a cidadania.”
Mobilização nacional:
Cerca de 410 mil alunos,
14 mil professores,
2 mil escolas e
700 municípios
Mobilização na Paraíba:
141 escolas mobilizadas
36 municípios
28.586 alunos
1.082 professores
4 vencedores
2º maior estado com número de vencedores