Cineclube da FCJA exibe o filme russo “O quadragésimo primeiro”

O Cineclube “O Homem de Areia”, da Fundação Casa de José Américo, exibe o filme russo “O quadragésimo primeiro”, próxima quarta-feira (4/10), às 19h30, com entrada gratuita e sessão única. Após a exibição comentários do crítico de cinema Wills Leal. Com direção de Grigori Chukhrai,  traz no elenco Georgi Shapovalov, Izolda Izvitskaya e outros.

Segundo o presidente da Fundação Casa de José Américo, Damião Ramos Cavalcanti, ao comentar o filme “O quadragésimo primeiro”, com o título ‘No deserto, amor e sofrimento’ disse que: “Por falta de distribuição ao lado mais ocidental, pouco usufruímos da importante beleza que o cinema russo produz. No Cineclube O homem de Areia, temos a oportunidade de ver o espetacular filme, de Grigori Chukhrai, O Quadragésimo Primeiro, também conhecido como a “A Guerrilheira”; obra que lembra ‘‘A balada do soldado’’. Destaque-se o desempenho dos protagonistas nos papeis de Ansenti Yevsykov, de Vadim Nikolayevich Govokha e da radical Filatovna sempre reparando a cor dos olhos da moderada Govorkha”.

       Damião acrescenta que “Cenas das agruras de guerra que marcam seus passos nas areias do Deserto de Karakum em direção ao Mar de Aral, onde o silêncio muito nos fala. Silencioso, o deserto, como o mar, não só nos dá sede, mas também nos concentra numa meditativa e contemplativa solidão, inspirando-nos um mundo imaginário que se vislumbra além do interminável horizonte, sem fim, desértico, siberiano; quanto mais se caminha, mais distante é a chegada; mira-se o horizonte, às vezes, escondido pelas cortinas de poeira estendidas pelo vento. Seguindo admirável roteiro, a simplicidade rege a arte desse filme”.

Ano 1956. Rússia, 88min. Drama/guerra/romance. Livre.

Fátima Farias – Assessora de Imprensa da FCJA

Compartilhe
logo
Copyright © 2024 Anchieta Maia e Moçada que Agita. Direitos Reservados.