Para a Unidade Regional da Controladoria-Geral da União, na Paraíba, a corrupção é um assunto grave e que deve ser discutido nas escolas desde cedo, onde estão a base do futuro brasileiro. Com esse objetivo, a CGU promove dois projetos educacionais: o Concurso de Desenho e Redação, e o programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania!”. O concurso é em nível nacional e está em sua oitava edição. O segundo projeto é regional e beneficia 94 escolas da Paraíba, um total de 4.588 alunos.
“A corrupção é um problema complexo que deve ser atingido de várias frentes. Tanto na fase adulta, como acontece nas operações policiais, quanto na fase infanto-juvenil. Esses projetos educacionais nas escolas são uma forma de prevenir a corrupção e de incentivar que a criança cresça sabendo o que é certo e errado”, destacou o Chefe da Controladoria Regional da União no Estado da Paraíba, Gabriel Aragão Wright.
O assessor de imprensa da CGU/PB, Fernando de Albuquerque Lima, está à frente do programa há mais ou menos quatro anos. Ele conta que as mudanças de comportamento são perceptíveis. Com o incentivo dos professores, os alunos aprendem entre si e se tornam agentes da cidadania. “Em um dos casos que mais me deixou surpreso e feliz, foi quando um pai que não era presente na vida escolar do filho, passou a ser desde que soube do projeto”, lembrou.
Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania!
O programa é desenvolvido pela CGU em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, utilizando os personagens da Turma da Mônica. Seu objetivo é passar para os alunos conceitos como ética, cidadania e valorização da autoestima. Trata-se de um kit educativo para cada criança com uma porção de atividades que deverão ser executadas ao longo do ano. Ele é específico para crianças do 4º ano, do ensino fundamental I. Porém, de acordo com a necessidade, também pode ser aplicado para crianças do 3º e 5º ano.
Com o programa, o professor responsável deverá realizar o curso a distância gratuito do projeto disponível no site da Escola Nacional de Administração Pública. Desta forma, a atuação dos professores no dia a dia com os alunos será mais fácil e eficiente.
Concurso de Redação e Desenho
Em sua 8ª edição, o concurso nacional e anual já teve 10 paraibanos vencedores em suas edições anteriores. Ele é destinado aos alunos do 1º ao 5º ano do fundamental I, na categoria desenho. E aos alunos do 6º ano do fundamental ao 3º ano do ensino médio, incluindo a Educação para Jovens e Adultos (EJA), na categoria redação. A ideia é chamar a atenção e promover reflexão sobre temas relacionados ao controle social, à ética, à cidadania e o combate à corrupção. Este ano, o concurso segue o tema do programa “Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania!”.
Os trabalhos devem ser elaborados com a orientação dos professores. As inscrições são até o dia 31 de outubro e a divulgação dos vencedores está prevista para o dia 9 de dezembro, Dia Internacional Contra a Corrupção.
Participe – Se sua escola anda não faz parte dos projetos, entre em contato com Rodrigo Paiva ou Fernando Albuquerque, da Controladoria-Geral da União, através do número (83) 2108-3058. Ou mande um e-mail pedindo informações para nap-cgupb@cgu.gov.br ; rodrigo.paiva@cgu.gov.br ou fernando.albuquerque@cgu.gov.br