A força do esporte e, mais especialmente, da Capoeira da Paraíba se deve em boa parte aos 30 anos de trabalho e dedicação do atleta Ubiratan Ferreira dos Santos, popularmente conhecido como Contra-mestre Manhoso. Um exemplo de guerreiro que deveria representar o povo na Câmara de Vereadores de João Pessoa para continuar valorizando o esporte e os atletas na Capital.
Natural de Recife (PE), ele foi adotado pela Paraíba desde o primeiro ano de idade e já com 10 anos começou sua carreira na Capoeira. Hoje, também treina a modalidade Jiu-jitsu e continua sua batalha em busca de fortalecer e divulgar os esportes. Hoje o Contra-mestre Manhoso é o presidente do Grupo Axé Capoeira, do qual também participa o Mestre Barrão.
Manhoso foi o chefe da Divisão de Operações de Segurança do Prefeito de João Pessoa por três mandatos seguidos. É membro do Movimento Negro da Paraíba e do Disque Racismo. Foi o primeiro presidente e é membro da atual Diretoria Administrativa da Associação da Arte Capoeira Zumbi Bahia (Aquizumba) e é um dos membros da Liga Internacional de Capoeira.
Foi professor de Capoeira do Sesi do Distrito Industrial; professor do Programa Liberdade Assistida Comunitária do Ministério da Justiça; foi educador social do Programa Peti; e foi professor do Mais Educação. Já participou da realização de quatro encontros mundiais de Capoeira e já viajou para diversos estados brasileiros e países como Panamá, Colômbia e Bolívia, difundindo a arte da Capoeira.