A Escola Municipal Deputado José Mariz, do Conde, foi a única representante paraibana na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que aconteceu no Rio Grande do Sul, considerado um dos maiores eventos de iniciação e promoção à prática científica e tecnológica do Brasil. O projeto dos alunos intitulado “Utilização de isopor como componente de blocos para a construção civil”, ficou na terceira colocação, um projeto que consiste em produzir um tijolo de baixo custo. Testado em laboratório de engenharia, suportou até 4 toneladas em testes e passou em todos os testes de qualidade.
Não foi apenas a terceira colocação entre 276 projetos participantes de 25 países que o projeto apresentado pelos alunos André Ricardo Oliveira de Araújo Júnior e Luciano Soares Melo, mas também o convite para representar o país na Feira Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – FEPACIT, que acontecerá em 2020 no Pará.
Sobre a MOSTRATEC
A Mostratec, entre outros objetivos, propõe, estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica de forma a acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores; conduzir à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico; estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica; promover a integração entre instituições de ensino, pesquisa e meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.