O ano de 2016 para o esporte em nosso país foi totalmente diferenciado. Fomos sede do maior evento de competições: as olimpíadas. O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para receber mais de 200 países de todo o mundo. Em João Pessoa, não foi muito diferente. A nossa cidade recebeu os Jogos Escolares da Juventude em duas categorias: 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. Competições que terminaram no último dia 21 de novembro. Jovens atletas, de todo o Brasil que sonham em estar nas olimpíadas em Tokyo 2020 vieram até a nossa cidade participar das competições.
Para o Secretário de Esportes e Lazer do Estado da Paraíba, Bruno Figueiredo, 2016 foi um ano produtivo apesar de estar a frente em quatro meses da secretaria. “Foi extremamente proveitoso, apesar de pouco tempo, eu pude colher as impressões mais extraordinárias possíveis. O esporte proporciona uma integração da juventude e construção de carácter pois teve a oportunidade de se integrar com pessoas de fora, de outros estados”, disse em entrevista exclusiva para o Moçada Que Agita.
Foram realizados este ano além dos Jogos Escolares da Juventude, os Jogos Mirins, Jogos Escolares Estaduais e a Copa Raimundo Braga. Falando ainda sobre os Jogos Escolares, “A Paraíba obteve um resultado mundo bom, tivemos 17 medalhas na primeira etapa e 16 medalhas na segunda, foi um ótimo resultado para o nosso estado”. disse o secretário Bruno.
Em 2017 acontece Jogos de Verão da Paraíba
Para o ano que vem, 2017, os atletas paraibanos vão ter a oportunidade de participar de dois eventos no Verão realizado pelo Governo do Estado com a Secretaria de Esporte e Lazer, em João Pessoa: o amador, “Verão em Ação” e o de cunho mais profissional “Jogos de Verão da PB”. Verão em Ação será um evento que ocorrerá no mês de Janeiro ainda sem muitos detalhes divulgados, sendo amador, será um evento voltado para toda a população. Já os Jogos de Verão será com profissionais dos esportes, previsto para ser realizado em Fevereiro. Vôlei de Praia, Futebol de Areia, Handbeach e entre outros serão alguns dos esportes praticados. Estes jogos de verão serão realizados através de recursos vindo do Ministério do Esporte Federal, com cerca de 2,5 milhões de reais de investimentos.
Skate
Além disso, com Campeonato de Skate que deve acontecer em Campina Grande, no Parque de Bodocongó, que será inaugurado com espaço de lazer e cultura, com investimento de 1 milhão de reais. “É um campeonato de referência nacional, ele mobiliza atletas de rede nacional, atletas de todo o Brasil vão se deslocar até a Paraíba. Nos ainda estamos definindo como será realizado, mas o Ministério já está nos apoiando”, afirmou Bruno.
O esporte tem como grande poder de tirar crianças carentes do mundo da criminalidade ou drogas. “A retirada do Jovem, a inclusão, e dando disciplina através do esporte, atua no intuito de combater a criminalidade e ajuda na prática do esporte” afirmou o secretário. O Skate agora é um esporte olímpico e para muitos é uma prática mais fácil dentro dos bairros mais carentes.
Futebol Americano
Na capital paraibana, temos o time João Pessoa Espectros, atual campeão nacional e recentemente campeão nordestino 2016. Muito pouco se vê reconhecimento ao esporte e principalmente, o time Espectros sofria muito para conseguir um campo gramado para treinar e competir na cidade. Segundo o secretário, essa realidade mudou e agora a Secretaria de Esporte e Lazer cedeu o campo da Vila Olímpica Parahyba para a prática do esporte.
Bruno reafirma que o time é de extrema importância para o estado. “O relacionamento com o esporte, está sendo promissor! Tendo as limitações em relação a disponibilidade dos espaços, mas não impondo prejuízos irreparáveis para o esporte, o Espectros nos orgulham de forma irreparável para o nosso estado” Em Campina Grande não é diferente, o Amigão foi cedido para o time Tropa CG.