Entrevista com a nova chapa do Diretório Acadêmico Estudantil da IESP

A Instituição de Ensino Superior, IESP realizou no primeiro semestre de 2019 as eleições para candidatura do Diretório Central Estudantil, DCE.  A entidade tem por finalidade representar os estudantes e a defesa dos direitos destes dentro da instituição. Entretanto, nos 20 anos de Instituição esta foi a primeira vez que houve eleições para o cargo, bem como tamanha repercussão entre os estudantes, devido à antiga gestão estava há várias gerações.

As eleições aconteceram no dia 20 de março, no qual todos os estudantes devidamente matriculados puderam depositar suas intenções de voto. A apuração dos votos consagrou como vitoriosa a chapa de oposição (Chapa 10) diante da chapa de situação antiga (Chapa 20).

O presidente da Chapa campeã, Dhiêgo Amaranto relatou a expectativa para os próximos 2 anos de mandato: “Muito trabalho. Infelizmente encontramos um DCE abandonado, cheio de irregularidades, com uma sede em total descaso, mas vamos colocar em prática todas as nossas propostas de campanha, passando a partir de agora a trabalhar, de fato, pelo aluno IESP.   Além disso, o mesmo ainda contou que a maior dificuldade encontrada pela chapa 10 na candidatura foi o fato de a gestão derrotada ser a coordenadora do processo eleitoral.

Entretanto, com resiliência a chapa campeã conseguiu manter-se firme na disputa, principalmente porque nasceu de um sentimento da maioria dos alunos da faculdade, que não compactuavam com as atitudes da gestão perdedora nas eleições deste ano.  Sobre o surgimento da chapa: “Reunimos um grande grupo formado por alunos de todos os cursos da faculdade e montamos uma plataforma de propostas para fomentar o movimento estudantil do IESP, que é uma das maiores faculdades do estado. Explicou o atual presidente DCE.

Ainda no processo eleitoral, a campanha da chapa 10 foi pautada na transparência no bom debate e em propostas, fatores que contribuíram com os resultados vitoriosos.    A partir do resultado positivo na campanha, o DCE IESP começa a sua trajetória em busca da garantia dos direitos dos alunos, como por exemplo a diminuição do valor da carteira de estudante, que estava sendo comercializada por 30,00.  Além disso, a chapa 10 também objetiva exercer as atividades focado no que os alunos realmente precisam, investindo em projetos de apoio ao estagiário, projetos de pesquisa e extensão, entre outros.

Para isto, é necessário a total integração entre os outros grupos representantes das instituições, como os DA’s e CA’s. Sobre tal parceria, Dihêgo Amaranto relatou: “Vencemos as eleições com um resultado expressivo e iremos trabalhar com todos os CA´s e DA´s, independente a maioria daquele curso votou ou não conosco. A partir do anuncio do resultado, se desfez o palanque eleitoral, deixamos de ser Oposição e passamos a ser gestão. Agora são os próximos dois anos com Confiança para Avançar”.

O Moçada Que Agita, declara todo apoio a atual gestão da chapa 10 e almeja que todos os objetivos sejam alcançados com plenitude e honestidade, assim como as eleições. Resultado justo e louvável.

Compartilhe
logo
Copyright © 2024 Anchieta Maia e Moçada que Agita. Direitos Reservados.