Aprender regras de convivência, segurança domiciliar e respeito aos mais velhos – tudo isso brincando, como toda criança gosta. Com esse objetivo, a Guarda Municipal de João Pessoa proporcionou uma tarde diferente nesta quinta-feira (4), para as crianças do Centro de Referência a Educação Infantil (Crei) Arlete de Almeida Nunes, localizado no bairro do Geisel, através do projeto Teatro de Fantoches.
A ação foi criada para desenvolver atividades lúdicas nas escolas do município e colaborar com a educação infantil. A peça encenada nesta quinta-feira (3), por exemplo, foi preparada para ensinar regras de convivência e cidadania, o que pode fazer toda a diferença na formação cidadã dos pequenos, como destaca Bonerges Guedes, coordenador do teatro.
“Segurança pública é pensar, também, nos valores, na construção social, que se faz desde cedo, na base, com as crianças. O teatro de Fantoches tem essa preocupação”, disse Bonerges Guedes, ressaltando que a peça já está agendada para acontecer em mais 12 escolas do município. “Fazemos esse contato direto com as escolas da Rede Municipal, mas qualquer escola pode contar com o teatro, basta solicitar através de ofício”, concluiu.
O Crei Arlete de Almeida Nunes acolhe 178 crianças dos seis meses aos cinco anos de idade em tempo integral. A diretora da unidade, Elizabete Souza, acredita que a atividade de fantoches contribui para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças. “É uma atividade altamente enriquecedora e na educação infantil os professores costumam trabalhar através de história e representações diversas”, disse.
Os pais aprovaram a iniciativa. “Acho muito importante porque nos auxilia na educação, colocando em prática conceitos e valores importantes na formação”, disse Gerson Barbosa da Silva, pai da pequena Daniele Barbosa de Oliveira, de um ano e meio, que é acolhida pela unidade.