Divulgado as datas mais importantes para os estudantes que prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova é a principal forma de ingresso nas universidades públicas e processo seletivo para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (FIES) que visam o ingresso em instituições do ensino superior da rede privada. As inscrições do Enem 2016 começam às 10h do próximo dia 09 e irão até às 23h59 do dia 20 deste mês. As provas serão aplicadas em 5 e 6 de novembro. Confira o edital.
Hora do Enem
Nesta edição os estudantes contam uma ferramenta online e gratuita para reforçar os estudos. Trata-se da plataforma digital Hora do Enem. A iniciativa reúne na internet um conjunto de ações, como simulados e vídeo aulas. A plataforma disponibiliza também um plano de estudo com pontos fortes e fracos na medida do participante, com exercícios, resumos direcionados.
Os próximos simulados online realizado pela hora do ENEM acontecerá no dia 25 de junho. O ultimo simulado realizado no sábado (30) teve em media 2,2 milhões de estudantes inscritos. Caso o estudante não tenha condições de realizar o simulado em computador próprio, o Ministério da Educação (MEC) oferecerá 120 mil acessos por meio de universidades e institutos federais, instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio.
Além do dia 25 de junho, também estão previstos simulados para 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. Os testes seguirão o mesmo formato das questões da prova. Com isso, as avaliações serão capazes de estimar uma nota no Enem, com o objetivo de melhor preparar os estudantes.
Os participantes ainda contam com MECFlix, aonde o o estudante tem à sua disposição vídeos de conteúdos para treino conforme suas necessidades, o Brasil, entre TVs universitárias e canais estaduais, vão reproduzir o programa em suas grades.
Plataforma
A plataforma Hora do Enem é um aplicativo disponível para web e android Permitirá um diagnóstico individual e um plano de estudos personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas. O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública. Hora do Enem é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Serviço Social da Indústria (SESI), além da TV Escola, canal público do MEC.
Mais informações em http://enem.inep.gov.br/hora-do-enem.html