Índio Jaider Esbell abre exposição interativa nesta quinta-feira (6) na Estação Cabo Branco

A força da floresta, as dores, as cores e, sobretudo, o alerta sobre o desmatamento da floresta Amazônia são aspectos que podem ser vistos na exposição “It Was Amazon”, que está sendo aberta nesta quinta-feira (6), 16h, no primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.

A exposição itinerante fica em cartaz até o dia 29 de outubro e depois segue para Recife (PE) e outros Estados. O horário de visitação é de terça à sexta-feira de 9h às 18h. Sábado, domingo e feriado das 10h às 19h. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

“It Was Amazon”, que traduzido significa “Era uma vez Amazônia”, surgiu com o objetivo de criar e ocupar espaços, realizar vivências e interação da cultura indígena com a arte contemporânea. É produzida e montada pelo índio makuxi de Roraima, Jaider Esbell, que faz uma provocação ao público ao apresentar linguagens, saberes e ao fazer um diálogo com sua identidade e a dos outros pelo mundo a fora.

O artista plástico Jaider Esbell apresenta 16 obras inspiradas nos horrores que acontecem na Pan-Amazônica, como o desmatamento, o alcoolismo, a morte dos rios, dos animais, a venda clandestina de madeira e aspectos do cotidiano do sujeito comum.

Os desenhos são preto, branco e colorido, utilizando como instrumento uma caneta japonesa sobre um papel preto. “A intenção é fazer com que as pessoas olhem com outros olhos sobre a Amazônia e sobre os índios no Brasil”, comentou Esbell.

As obras revelam em preto e branco o impacto que deve causar em nós os usos e abusos da natureza, na natureza e na condição humana como parte integral da paisagem do lugar. A exploração da pessoa, o alto impacto na vida selvagem, os contrabandos e desmandos que tornam a maior floresta tropical do mundo um palco nada desejável.

É a primeira vez que o artista indígena apresenta uma coleção tão impactante e necessária. A ocasião não é menos importante. Olhar com outros olhares as realidades da qual fazemos parte é uma das propostas do movimento que reforça todos os esforços de incluir na grande pauta demandas urgentes para os povos nativos, seu habitat e o grande mundo como uno ambiente coletivo.

SERVIÇO:
Exposição Itinerante “It Was Amazon” (Era uma vez Amazônia)
Expositor: Jaider Eisbell
Abertura: Quinta-feira (6)
Hora: 16h
Local: Primeiro pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano.
Horário de visitação:
Terça à sexta-feira de 9h às 18h.
Sábado, domingo e feriado das 10h às 19h.
Até o dia 29 de outubro
Entrada gratuita
www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb

 

Compartilhe
logo
Copyright © 2024 Anchieta Maia e Moçada que Agita. Direitos Reservados.