Não é de hoje que a capital paraibana, João Pessoa, é uma cidade onde muitos atletas praticam todos os esportes. Ultimamente, muitas praças e novos espaço foram inaugurados para a prática de esportes radicais como skate, patins, longboard, le parkour, bicicross e entre outros. Isso tem chamado bastante atenção das crianças e trazendo-as para os os jogos.
O ano de 2016 foi marcado pelas competições esportivas em todo o Brasil, e além disso o Skate agora foi considerado como esporte olímpico pela organização das Olimpíadas mundiais. Esta decisão deixou muitos skatistas de todo o país felizes e agora vendo a oportunidade de estar participando da edição em Tokyo 2020. Em João Pessoa, a recém inaugurada Parque da Lagoa, também ganhou duas novas pistas e já recebeu várias competições.
Paraibano de skate, Nordeste BMX, Copa JP BMX e até etapas do Brasileiro já vieram até a cidade para competições. Segundo o Diretor de Esportes Radicais de João Pessoa, Jason Alexandre, a cidade está muito preparada. “João Pessoa é uma cidade que vem se destacando pelas paisagens e novos locais para a prática, está sendo muito bom por que estamos trazendo várias competições pra cá” disse em entrevista ao MQA.
Pensando nisso, Jason criou junto com parceiros o Projeto “Skate na Base” onde visa levar aulas de skate para vários bairros na cidade em 2017. Ainda em 2016, as aulas já funcionam em Mangabeira (Praça do Coqueiral), Bairro das Industrias, (Praça da Juventude), Rangel (Praça da Amizade), no Parque da Lagoa e Funcionários II (Praça Wanderley).
Slack Line, Le Parkour, Bicicross e Surf
Outros esportes também são praticados na cidade como o Le Parkour, praticado na Praça da Paz (Bairro dos Bancários), Praça do Caju (Bessa) e na Praça Wanderley (Funcionários II). O Slakeline é também um novo esporte que vem sendo praticado pelos pessoenses na Orla de João Pessoa e no Parque da Lagoa. O Surf, a capital recebe etapas do paraibano sempre na Praia do Sol. O Bicicross sempre é realizado na pista que fica em Mangabeira, já recebemos vários campeonatos e os campeões paraibanos sempre saem de lá.