Entre as mais de 50 espécies para visitação no Aquário Paraíba, estão o cavalo-marinho e a lagosta. Duas espécies na lista de animais ameaçados de extinção. Além de ser um lugar turístico, o principal objetivo do Aquário é conscientizar as pessoas da importância em respeitar o ciclo de vida animal. Com isso, ele contribui para a conservação da vida aquática, das suas espécies e dos seus habitats. Todos os animais expostos são do litoral paraibano.
Atribuindo um forte caráter pedagógico, muitos projetos educacionais farão parte da rotina do parque aquático. De acordo com a bióloga e doutoranda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Karina Massei, conta que a ideia é atrair muitos grupos diferenciados como o de idosos, crianças, autistas, pescadores, estudantes da área e entre outros. Tudo isso para disseminar a educação ambiental e a conscientização.
Há um ambiente interno onde as pequenas espécies são divididas em 30 aquários. Cada um possui um tipo de etiqueta identificando o animal, sua importância na cadeia alimentar e outras informações. Alguns tanques “vazios” contém corais, muitas vezes confundidos com pedras. “Os corais são animais! São um tipo de floresta marinha. As pessoas pisam achando que são pedras ou plantas”, explicou.
Para aumentar ainda mais a segurança, o Aquário Paraíba tem parcerias com órgãos ambientais como a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Através de pesquisas científicas, ele também procura aumentar o conhecimento sobre os animais através de parcerias com a UFPB e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Conheça
Os valores são R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). É possível agendar visitas em grupos para levar alunos, idosos e afins. Quem deseja apenas levar a família para ganhar um dia de muito aprendizado sobre o mundo aquático também pode entrar em contato a partir dos seguintes dados:
Endereço: Rua das Lagostas, nº 140, no Seixas, em João Pessoa.
Explicação do local: Descendo a ladeira para a praia do Seixa, depois da rotatória é só seguir em frente. É a quarta rua à direita após a Peixada do Amor
Telefones: (83) 3251-1531 ou 98620-1422