A seleção da Rússia de nado sincronizado, cinco vezes campeã olímpica, chegou hoje (13) em João Pessoa e ficará até o dia 30 de janeiro para treinos na Vila Olímpica Parahyba. A delegação, composta por 14 atletas, oito integrantes da comissão técnica e um dirigente. O objetivo é a preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que acontecem este ano, no mês de agosto. Os treinos serão todos os dias, das 7h ao meio dia e das 15h às 20h, no parque aquático do complexo.
“Eles já pretendiam realizar esse período de adaptação na América do Sul por conta do clima e como a Vila tem, em toda a América Latina, a única piscina exclusiva para essa modalidade, vão estar aqui até o fim do mês”, disse o gerente da Vila Olímpica, Antônio Meira, que também dirige a Federação de Desportes Aquáticos da Paraíba (FDA).
O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Tibério Limeira, lembrou que essa é a segunda seleção internacional que vai aos Jogos Olímpicos a utilizar a Vila Olímpica.
“Em 2015, a seleção norte americana de saltos ornamentais treinou durante dez dias no parque aquático do complexo e agora será a vez do nado sincronizado da Rússia. A vinda dessas delegações tem a importância não só de caráter esportivo, mas também para conhecerem a Paraíba e saber o quanto nós temos a oferecer”, frisou.
O secretário ainda destacou os investimentos nas praças esportivas. “Só ano passado foi entregue a reforma da Vila, do Ronaldão e o estádio Perpetão, em Cajazeiras, que foi ampliado. Isso tudo mostra o compromisso do Governo do Estado no sentido de investir no esporte, além dos programas de incentivo”, concluiu.