Jonas Pereira Rodrigues, o Marretinha, 17, é o atual líder do Sub 18 da Confederação Brasileira de Surf, categoria em todo mundo chamada de Júnior e na qual viveu até o domingo passado uma experiência inédita, a de ser um dos integrantes do sexteto brasileiro Sub 18 no Mundial que a International Surfing Association (ISA) realizou em ondas desafiadoras de Açores, Portugal, sendo essa a primeira competição internacional dele que disputou quatro fases do primeiro mundial com o esporte surfe tendo status olímpico.
Weslley Dantas, paulista que deixa a categoria Júnior venceu com Marretinha também ajudando o Brasil a figurar em sexto lugar do ranking mundial de trinta e nove países presentes.
Quando era um garoto de apenas cinco anos, Jonas Marretinha conheceu ao esporte surfe através de um benfeitor e saiu da condição de uma criança em situação de risco e pedinte a porta de estabelecimentos comerciais de Intermares.
Marretinha praticamente foi alfabetizado graças a Escolinha do Surfista quando então existia o Bar de mesmo nome onde também recebia alimentação e incentivo para praticar o esporte surfe e até tratamento dentário particular foi obtido em meio a um acordo com uma marca de surfe estadual que existia anos atrás, mas ele hoje só tem regularmente de apoio bem vindos quatrocentos reais do Bolsa Atleta da Paraíba e um apoio de pranchas feitas em João Pessoa, na ida a Portugal muitos doaram e o apoio maior foi da Jesil Construções, do surfista Jeferson.
Disposição, talento e superação não faltam ao talentoso Jonas Pereira, o Marretinha, resta saber se as oportunidades virão, e no tamanho que ele está fazendo por merecer.
Surflash by Chico Padilha
*****“Circuito Dore Surf Kids 2016, em Ponta Negra. Válida pelo Nordestino Amador, a etapa pode definir os campeões do circuito nordestino em 2016. O evento acontece nos dias 15 e 16 de outubro, na praia de Ponta Negra, em Natal. O campeonato promete trazer os melhores surfistas até 18 anos do nordeste para uma disputa eletrizante na capital potiguar.” Informa a jornalista Fernanda Zauli
*****Denner Carvalho estará lá defendendo a liderança da categoria Open (Atletas de todas as idades) na qual venceu a etapa inaugural que Cabedelo sediou, assim como antes vencera também na abertura do Brasileiro
*****Yuri Barros, o líder Sub 14 do Brasileiro da Confederação, é nome certo no regional em Natal assim como Felipe Alves, Reginaldo Silva Filho e Kauã Hanson
**** Carlos Gilberto Palmeira foi eleito presidente da Federação Paraibana de Surf e deve cumprir até o início de 2019 o restante do mandato para o qual havia sido eleito e renunciou Nilson Marinho. Wagner Oliveira se mantém vice
*****A Rotator, divulgou propaganda nas redes sociais com número de whatsapp para encomendas, a foto que ilustra o anúncio é da fera do surfe e jiu-jitsu Yure Nogueira, campeão nordestino júnior 2015 quando, a exemplo de Jonas Pereira hoje, era promessa que recebia o Bolsa Atleta estadual, o valor de então era proporcionalmente maior.
****Evento que marcou em 1986 o retorno ao Brasil do circuito mundial e a estreia da sua nova entidade em praia brasileira, o Hang Loose Pro Contest, vale em novembro 6.000 pontos no qualifying da WSL e acontecerá na praia das suas primeiras quatro edições, a da Joaquina, Floripa, SC.
*****Outubro decidirá o campeão brasileiro Sub 20 em Peruíbe, SP, o paraibano Elivelton Santos, 20, é um sério candidato se puder ir para se despedir da categoria Pro Júnior com o título.
**** “Os surfistas que vão disputar o “Nossolar Construtora apresenta Backfish Pro Júnior”, em Peruíbe, já podem se inscrever no site oficial do evento, o http://backfish.projuniordesurf.com.br. A competição oficializada pela Abrasp está marcada para os dias 15 e 16 de outubro” informa o jornalista Fábio Maradei