MQA entrevista, Leonardo Lima, ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

DSC_0010Vida de artista! Todos querem saber quem é o pessoense que derrubou quase 18 milhões de estudantes na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O nome dele, Leonardo Lima Sila. Sua idade, apenas 12 anos. Já recebeu propostas de escolas particulares para ser bolsista, mas sua humildade não permite que ele faça outra escolha, senão a de ficar na escola que tornou toda essa conquista possível. Para seu futuro, ele deseja ser engenheiro civil. É o orgulho da mãe, Maria da Conceição, que olha para ele com seus olhos cheios de alegria.

Apesar de receber propostas para estudar em escolas particulares de renome na Capital paraibana, ele não deseja sair da sua escola. “Se eu sair, não vou conseguir participar dos campeonatos. A OBMEP, por exemplo, é só para quem estuda em escola pública”, explicou Leonardo.

Desde criança, Conceição já notava que Leonardo era diferente. “Aos dois anos ele começou a falar. E não era o clichê de papai e mamãe, ele já conseguia ler como hoje”, lembrou ela com surpresa e alegria. Aos cinco anos, enxergando o crescimento rápido dele, ela ficou assustada e resolveu procurar à Funad (Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência), procurando ajuda para seu menino. No laudo, foi comprovado sua superdotação.

Além de toda sua inteligência, seu diretor Ronismar Andrade, também garante que ele tem talento para o esporte. Ano passado, nos jogos escolares, ele quase foi campeão, só não conquistou o título porque estava jogando contra os alunos do 9° ano, enquanto ele ainda fazia o 7°.

DSC_0008Currículo

Em seu currículo, Leonardo já carrega algumas conquistas. Em 2013 foi vencedor do II Concurso de Tema e Desenho sobre Adoção, promovido pela Corregedoria-Geral de Justiça da Paraíba. A primeira participação na OBMEP aconteceu no ano de 2014, onde conquistou medalha de bronze.

Além da última conquista, medalha de ouro na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Pessoense de Matemática (OPM). Como resultado, Leonardo ganhou uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Matemática Pura e Aplicada, na Universidade Federal da Paraíba.

Origem

Leonardo estuda em escola pública desde sempre. Para o seu diretor, essa realização é algo histórico, pelo fato de ser um aluno de comunidade tão carente como é a do Timbó, no bairro dos Bancários. Leonardo deseja terminar o ensino fundamental na escola onde conquistou o título de ouro da Olimpíada.

Veja fotos retiradas na entrevista do MQA com o campeão

DSC_0015

LEG: Laudo médico que comprova a superdotação de Leonardo Lima SilvaDSC_0013

LEG: Leonardo ao lado da sua mãe, Maria da Conceição
DSC_0006

LEG: Ronismar de Andrade (diretor adjunto), Leonardo Lima, Claudino José (diretor geral) e Maria da Conceição (mãe do Leo)DSC_0003

LEG: Ronismar de Andrade (diretor adjunto), Leonardo Lima, Maria da Conceição e Claudino José (diretor geral)

Compartilhe
logo
Copyright © 2024 Anchieta Maia e Moçada que Agita. Direitos Reservados.