Os 10 maiores riscos dos jogos online – Parte 1

Jogos online são divertidos e são uma maneira de se conectar e interagir com outras pessoas. Várias pessoas adoram jogar, seja em consoles de jogos, computadores ou dispositivos móveis. Mas, como tudo online, existem riscos e vamos falar um pouco sobre eles.

Malware e vírus

Se você tentar encontrar versões mais baratas ou grátis dos seus jogos favoritos, poderá baixar acidentalmente vírus e malware em vez delas. Esse também é o caso quando você busca códigos de trapaça ou compra itens de terceiros. Mesmo se você baixar um jogo legalmente, uma brecha de segurança ainda pode colocá-lo em risco. Quando o malware estiver na sua máquina, os hackers poderão roubar suas informações pessoais.

Roubo de identidade

Criminosos cibernéticos coletam informações pessoais para criar perfis sobre suas possíveis vítimas. Um dos possíveis perigos de jogar online com estranhos é a função de chat que permite conversar com outros jogadores. Os criminosos podem usar a função de chat para obter informações confidenciais como seu nome, número de telefone e endereço residencial. Por isso, é essencial ser cuidadoso sobre as informações que você compartilha ao jogar.

Apropriação de contas

Se você usar os mesmos nome de usuário e senha para todas as suas plataformas de jogos favoritas, o que não é recomendado, se alguém conseguir suas credenciais, poderá acessar todas as suas contas e possivelmente assumi-las. Às vezes, os hackers usam ataques de força bruta – isso envolve usar scripts automatizados para tentar invadir uma conta usando credenciais roubadas de outras fontes.

Swatting e doxing

Se os hackers conseguirem seus detalhes pessoais, eles poderão publicar seu endereço residencial ou número de telefone online – um ato conhecido como doxing. A finalidade do doxing é punir, intimidar ou humilhar o alvo. Há vários motivos para ações de doxers: vingança, ciúmes, assédio e até mesmo lucro. Doxing é algo que pode acontecer uma vez e prejudicar completamente a vida de uma pessoa.

Spyware

Os jogadores podem, às vezes, ser visados por meio esquemas de spyware, especialmente se eles estiverem lidando com uma operação de jogo online não confiável. Spyware monitora a atividade online de uma pessoa sem seu conhecimento. Se essas informações forem gravadas, elas poderão ser vendidas para terceiros, causando uma violação de privacidade.

Violações de dados

Hackers podem atacar editores de jogos diretamente. Se conseguirem entrar nos sistemas de um editor, eles poderão roubar uma grande variedade de informações – tudo, desde código-fonte a jogos e informações pessoais armazenadas nas contas dos usuários.

Cross-site scripting

Plataformas de jogos mais antigas podem usar métodos inseguros para processar suas credenciais de login. Isso as deixa vulneráveis à técnica de hacking chamada cross-site scripting (XSS), permitindo que criminosos interceptem e roubem esses detalhes.

Ataques DDoS

Ataques distribuídos de negação de serviços (DDoS) ocorrem quando hackers tentam sobrecarregar servidores de jogos, causando uma pane que derruba o serviço. Isso não envolve roubar dados de usuários, mas ainda é um aborrecimento para eles – e os tempos de inatividade e recuperação podem ser dispendiosos para o provedor do jogo.

E-mails de phishing

Emails ou links de phishing distribuídos através do chat em jogos online são outra maneira pela qual os hackers enganam pessoas fazendo com que elas instalem malware de jogo em suas máquinas. Por exemplo, os emails ou os chats podem parecer de fontes legítimas, convidando você a baixar conteúdo de bônus ou acessar uma página de login. Na verdade, os emails são falsos e mal-intencionados.

Cyberbullying

Às vezes, os jogadores podem enfrentar abuso de outros jogadores. Além de tentar humilhar suas vítimas, os cyberbullies também podem tentar manipular seus alvos para que divulguem informações pessoais que poderão ser usadas contra eles.

Compartilhe
logo
Copyright © 2024 Anchieta Maia e Moçada que Agita. Direitos Reservados.