A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), de João Pessoa, inicia as inscrições do Programa Bolsa Universitária-2017, nesta segunda-feira (24). Os estudantes interessados devem procurar a sede do serviço na Rua Prefeito Oswaldo Pessoa, 552, Jaguaribe, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. Serão distribuídas 100 fichas de atendimento, diariamente, sendo 50 por cada turno.
Na seleção deste ano serão entregues 100 bolsas a estudantes universitários, que terão auxílio para custear gastos ao longo de todo o curso da graduação, sendo 10% do total de vagas destinadas, preferencialmente, para portadores de necessidades especiais. As inscrições se encerram no dia 25 de maio.
Sandro Costa, presidente da Comissão Organizadora, lembra que as equipes de atendimentos estão à disposição de todos os alunos de João Pessoa para tirar suas dúvidas e fazer as inscrições dos que tiverem perfil para ser incluído no programa. “Acreditamos que com esta ajuda estamos dando mais uma contribuição para melhoria na educação”, avaliou.
Requisitos – Atualmente 274 alunos recebem o auxílio. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 26 de maio no site da PMJP. Para concorrer às vagas os candidatos devem morar em João Pessoa e não podem ter concluído nenhum curso de nível superior, bem como receber qualquer benefício ou incentivo à graduação, a exemplo do Prouni, PIBIC, Educa Mais Brasil, etc, com exceção do Fies e Pra Valer.
Além de residir em João Pessoa, principal critério de seleção, o candidato também deve possuir o número do NIS e que esteja atualizado por um período de 2 anos, estar cursando qualquer curso superior em universidade pública ou privada e ser a primeira graduação.
No ato da inscrição ele deve ter em mãos a xérox e originais dos seguintes documentos: Número de Inscrição Social (NIS) que é emitido nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs); RG, CPF, comprovante de residência, histórico universitário (com carimbo) e comprovante de renda pessoal ou familiar.
Ajuda de custos – Os valores do Bolsa Universitária e o número de vagas são diferenciados por situações especificas. Trinta vagas, 1/3 do total, são destinadas a alunos cadastrados no CadUnico e não recebem o Bolsa Família, com a ajuda de R$ 312,33; 70 vagas (1/6 do total), cujo valor é R$ 156,16, são para os alunos cadastrados no CadÚnico e recebem o Bolsa Família. Já 10% das vagas restantes são destinadas alunos portadores de necessidades especiais.
Semestralmente, os beneficiários do programa devem apresentar histórico que comprove sua situação escolar. O desempenho do aluno será fundamental para sua permanência. Para mais informações, basta ligar para o número 3214-2847.