Com 36 anos de experiência em direção de escolas, o advogado e mestre em Educação, professor Alfredo Codevilla, recebeu o Moçada que Agita para uma entrevista onde contou sua trajetória de sucesso a frente de várias instituições de ensino e principalmente, falou como manter a disciplina e segurança de alunos e profissionais dentro de uma instituição de ensino.
“Aluno precisa ter disciplina e respeito pelos educadores. Não importa o ano escolar, é necessário impor limites e isto coloco como meta até hoje em todos os locais que trabalho”, explicou o professor que atualmente dirige o ensino fundamental na escola Apoio.
RECEITA DE SUCESSO
Para o professor Alfredo não existe segredo para sucesso na condução de uma escola. É preciso ter uma equipe coesa e de total confiança. “Tenho muitos professores e colaboradores que estavam comigo no colégio Geo e agora estão na Escola Apoio. Aqui mantemos a mesma regra de controle e disciplina. Aluno aprende desde cedo a ter respeito por todos”, comentou o professor.
Ele destacou ainda que os coordenadores e auxiliares são contratados com base em confiança e desempenho. “Tenho minha equipe na mão. Conheço bem cada um dos que trabalham comigo. E as responsabilidades são dadas para todos. Por exemplo, em todo bloco tempos um coordenador de disciplina e dois auxiliares. Temos cuidadores para banheiros, quadras e todas as dependências da escola”, explicou o professor Alfredo.
Sobre a proteção e segurança dos alunos, o professor comentou que tudo é visto pelos coordenadores e pela direção. “Não acredito em diretor que não passa nas salas de aula. Temos que conhecer um por um nossos alunos. Saber o dia a dia das salas, viver a escola como um todo. Sou sempre o primeiro a chegar e o último a sair”, destacou.
Para o professor Alfredo Codevilla é preciso conversar, ensinar, explicar as regras, os motivos de cada postura que se deve ter na escola. “Assim preparamos líderes e homens e mulheres de caráter, com educação e respeito pelo próximo”, esclareceu.
“É preciso ter voz de comando, não se trata de ser autoritário. Precisa impor respeito, mas ter carinho com cada um. Nas escolas que trabalho, implanto um método de tratamento diferenciado. Passamos conceitos de postura que muito educadores acreditam que são ultrapassados. Hoje podemos ver que nossos cuidados e rigor com o acompanhamento constante de cada aluno é de extrema necessidade”, comentou.
Ele também destacou que separar alunos por séries e idades é fundamental para evitar transtornos. “Os alunos da educação infantil e fundamental não devem dividir o mesmo ambiente constantemente. É preciso fazer um controle das atividades de todos na escola. Somos responsáveis pelos filhos de outras pessoas. Os filhos são os maiores patrimônios que temos. Precisamos cuidar deles como se fossem nossos. Educar não é fácil. É preciso ter vontade e amor pelo que se faz. Isto não é um negócio é uma ação para futuro”, completou.
TRAJETÓRIA NO COLÉGIO GEO
Alfredo Codevilla contou que uma difícil missão que teve em João Pessoa foi dirigir o colégio Geo a partir do ano de 96. “Na Capital paraibana, foi a primeira vez que vi o número de alunos diminuir e passar de 750 para 738. A escola que funcionava na avenida Epitácio Pessoa caminhava para fechar as portas. Não é do meu perfil desistir e reuni minha equipe e um dia antes do natal assumimos o compromisso de trabalhar para elevar o Geo para a categoria de uma das melhores escolas da região Nordeste”, lembrou.
A partir daquele ano de 97 o Geo cresceu gradativamente e passou a ter 900, 1200 e 1500 alunos. “O Geo Epitácio já não comportava o número de estudantes e profissionais. Então tive a ideia e me apareceu a oportunidade de comprar o prédio do antigo hotel Sol e Mar e transformar no Geo Tambaú em 99”, revelou.
O Geo Tambaú já nasceu grande e com 2200 alunos surgiu a necessidade de uma nova unidade. No ano 2000 seria inaugurado o Geo Sul e o sucesso foi vertiginoso. Em pouco tempo as duas unidades contavam com 5500 estudantes.
“Nosso trabalho foi intenso e sempre atuei como professor. Acredito que o diretor deve estar em sala de aula. Sentir os alunos, viver o dia a dia é importante para ter sua escola na mão. Ter o olho no olho com os estudantes. Eu visito diariamente todas as salas, conheço bem todos os colaboradores e mantenho uma equipe coesa, organizada e dedicada”, comentou.
Em 20 anos à frente do Geo, o professor Alfredo Codevilla se alegra em dizer que por 12 anos foi o primeiro lugar geral nos vestibulares. “Nós atingimos a excelência de ensino e comprometimento da equipe de colaboradores. E deixamos a escola como líder do mercado em 2015”, explicou o professor.
Para o professor Alfredo Codevilla o sucesso a frente de uma escola é simples. “É preciso ter disciplina, respeito e organização. O diretor é o que chega primeiro e vai embora depois de todos. É aquele que conhece seus alunos, impõe regras e também valoriza o esforço individual”, acrescentou.
Ele comentou ainda que trabalha em escolas que tenham disciplina, organização e excelência pedagógica. “É preciso ter a determinação para impor regras. Os estudantes têm que saber seus limites. A educação, a gentileza e as boas maneiras ainda são ensinadas por mim e exijo de todo aluno meu. Assim conseguimos focar no crescimento educacional de cada um e obter sucesso ano após ano”, completou.