O programa conta com duração de 10 meses – de setembro de 2016 a junho de 2017 – e tem como objetivo principal estimular novas formas de pensamento e de dinâmica de trabalho. No site oficial do programa de bolsas, os organizadores disseram que estão a procura de pessoas que tenham mais perguntas do que respostas e que estejam dispostas a experimentar e, até mesmo, mudar de ideia ao longo do curso.
No final da experiência, a organização espera que os bolsistas tragam novas soluções para o futuro do jornalismo, sejam elas ligadas ao uso de tecnologias, mudanças organizacionais ou qualquer inovação que envolva a profissão. “Nós não somos um programa focado na criação de produtos, nem queremos que os bolsistas fiquem fazendo relatórios”, diz a organização, ressaltando a importância de pensamentos criativos de qualquer natureza.
Os interessados devem fazer a inscrição pelo site da John S. Knight até o dia 1º de dezembro de 2015. Para concorrer a uma vaga, é preciso ter, pelo menos, 5 anos de experiência na área do jornalismo. Além disso, o candidato deve escrever dois ensaios: um explicando como foi a escolha da profissão de jornalista e outro dizendo quais desafios o estimulam a estudar essa área da comunicação e por quê.
Além do benefício da bolsa, no valor de US$ 65 mil, os participantes terão auxílio habitação, seguro saúde, cuidados infantis, para os que levarem os filhos, e cobertura das despesas relacionadas aos projetos desenvolvidos.