A poesia popular ganha voz em mais uma edição do projeto ‘De Repente no Espaço’. Os convidados são o experiente João Lourenço (PB) e o jovem Felipe Pereira (RN). A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. Como de costume, a noite da poesia popular acontece na primeira quarta-feira do mês (4 de maio), a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego. A entrada é gratuita.
Para o público fiel do projeto, é a oportunidade de conferir a performance a noite promete ser especial, pois reúne dois nomes do topo da lista da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio e no gatilho mental, os dois têm sempre a resposta de imediato ao oponente.
João Lourenço – Nasceu em Pilar (PB), nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o grande romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Menezes. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente João Lourenço reside em Caruaru/PE. É considerado, pelos amantes da cantoria, como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.
Felipe Pereira – Aos 22 anos, faz parte da nova geração de repentistas do Nordeste. Nascido em Natal (RN), já desponta como um dos mais jovens promissores repentistas da atualidade na região Nordeste.
Iponax Vila Nova – Filho do repentista Ivanildo Vila Nova. Considerado um dos mais importantes recitadores da nova fase da poética popular nordestina, Iponax gosta de interagir com o público, permitindo a ele fazer parte de sua poesia. Convidado para participar ou mediar os maiores festivais de viola do País, o poeta traz na bagagem muita experiência e a referência dos principais cantadores do Nordeste.
Sobre o projeto – “De Repente no Espaço” é um evento mensal da Funesc lançado em julho do ano passado e faz parte do projeto de ocupação do Espaço Cultural. Os encontros acontecem na primeira quarta-feira do mês. A cada nova edição, o público conta com diferentes atrações da Paraíba e de outros Estados da região. De julho a dezembro de 2015, foram realizadas seis edições simples. Em janeiro de 2016, para abrir o ano em grande estilo, o projeto contou com um formato diferente – o Desafio De Repente – com a participação de seis duplas de repentistas. Sucesso de público, a edição especial lotou o mezanino do Teatro Paulo Pontes. Em fevereiro, quem dividiu o palco do projeto foi a dupla Antonio Lisboa e Moacir Laurentino. A edição de março foi dedicada às mulheres com a arte e a cantoria de Minervina e Soledade. Em abril os convidados foram Ivanildo Vila Nova (PE) e Raimundo Caetano (PB). O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto que além conduzir as cantorias realiza oficina de declamação e versos pelo Estado, dentro do projeto De Repente no Espaço.