Motivação e reconhecimento. Essas foram as palavras mais usadas durante a divulgação do “Prêmio Escola Nota 10” pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), aos diretores representantes de todos os profissionais das 95 escolas da Rede Municipal de Ensino e dos 81 Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), nesta segunda-feira (28), na casa de recepções Faça Festa, no bairro do Geisel.
O prefeito Luciano Cartaxo esteve presente ao evento e fez questão de cumprimentar pessoalmente cada um dos diretores representantes das escolas presentes. “Esse é o nosso compromisso com os profissionais que fazem a educação em João Pessoa e essa premiação é uma oportunidade de valorizar ainda mais esses trabalhadores. E claro que esse respeito, reconhecimento e motivação também refletem para melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos Rede Municipal de Ensino”, declarou.
O prêmio é resultado de um decreto de Lei Municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação. Este é formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da participação dos servidores na Formação Continuada. A bonificação é proporcional ao Índice de Excelência, que vai de 50 a 100%, alcançado por cada escola na avaliação do programa.
De acordo com a secretária da Sedec, Edilma Ferreira da Costa, todas as escolas e Creis obtiveram avaliação a partir de 80% e todos os profissionais, desde o porteiro, passando pelos professores e diretores receberão a bonificação. “Este é um momento de celebração, avaliação e também de reconhecimento pelo trabalho de todos os nossos profissionais da educação através dessa bonificação, que vem como incentivo para que esses educadores se comprometam ainda mais com a qualidade do ensino. A Prefeitura fez questão de bonificar sem exceção todos esses profissionais, do porteiro ao diretor, de todas as escolas e Creis sabendo da importância do bom desempenho de cada um dos seus papeis”, afirmou.
Para a diretora da Escola Municipal Leônidas Santiago, Maria Madelena Guedes Pereira, localizada no bairro do Rangel, a premiação é uma forma de valorizar os profissionais. “Esse reconhecimento é mais que um estímulo para que nós, profissionais da Educação, possamos cada vez mais buscar a excelência em nosso trabalho. Estamos muito felizes por essa premiação justa e digna”, comemorou.
Avaliação nas escolas – O resultado da avaliação equivale a 50% do Prêmio Escola Nota 10. Os demais percentuais resultam na soma de 30% da participação dos educadores na formação continuada, 10% do indicador de avaliação de projetos interdisciplinares e mais 10% da avaliação da gestão escolar como conservação da estrutura física e do mobiliário, lista de frequência dos professores, diários de classe atualizados e em bom estado de conservação.
Avaliação nos Creis – Nos Creis, 40% da avaliação vêm da frequência na formação continuada, 40% da ata da coordenação da Educação Infantil, 10% na qualidade do atendimento em todos os seus aspectos qualitativos e quantitativos, 5% do cronograma de reuniões quinzenais de planejamento, 2,5% do relatório das ações pedagógicas propostas no Projeto Político Pedagógico, e 2,5% dos projetos interdisciplinares.