A Confraria Sol das Letras promove, no próximo dia 1º de março (quinta-feira), mais um sarau literário, no pátio (Academos) da Academia Paraibana de Letras. A edição 48ª do Pôr do Sol Literário fará uma homenagem póstuma à escritora Teresinha de Jesus Ramalho Pordeus e os lançamentos de livro do escritor Heraldo Palmeira e da edição mais recente da Revista Genius.
No primeiro momento, Thelma Pordeus Ramalho irá presidir uma homenagem póstuma à escritora Teresinha de Jesus Ramalho Pordeus, quando então a Confraria Sol das Letras entregará o troféu Solito aos familiares da homenageada. Será, então, anunciada a nova formação da Confraria Por do Sol, que agora tornou-se uma ONG de Cultura.
Na sequência, haverá a apresentação da nova edição da Revisa Genius, pelo editor e escritor Flávio Sátiro, que é dedicada ao bicentenário da Revolução de 1817, e o lançamento do livro “30 contos de réis”, do escritor Heraldo Palmeira, com apresentação da escritora Ana Paula Cavalcanti.
O sarau irá prosseguir com apresentação da poeta Bianca Rufino Dantas, que fará uma exposição do “tarô poético”, enquanto a professora Vanessa Riambau Pinheiro, integrante do Grupo Aedos (UFPB), que apresentará uma performance com declamações de vários poetas. O artista Ucla é o convidado do sarau para o encerramento. Ao final, um coquetel será oferecido aos presentes com mostra do artista plástico Chico Pereira.
Sol das Letras
O Por do Sol Literário já se consolidou, em quatro anos de atividades ininterruptas, como um dos mais prestigiados eventos da área literária na Paraíba. O grupo Sol das Letras foi criado para estimular a produção, a criação, a divulgação e o debate sobre a literatura paraibana, nos cenários regional e nacional.
A confraria se propõe a protagonizar, além do Por do Sol, outras iniciativas, como a realização da I Flor (Festa Literária do Extremo Oriental), a premiação das melhores obras do ano e ainda um concurso público, com o objetivo de projetar a literatura paraibana, não apenas no Estado, mas em todo o país.