Dicas para aumentar as atividades físicas, dias mais saudáveis – Saúde em Primeiro Lugar!

Sobre a Saúde após as Folias e Dias de Festas!

 

Alimentação leve, uso de roupas frescas e de protetor solar estão entre as dicas que não devem ser esquecidas pelos foliões.

 

Para manter-se saudável e afastar o risco de mal estar durante e depois das festas, não devemos se esquecer de cuidados básicos com a saúde. Alimentação leve, uso de roupas frescas, de protetor solar, consumo de água frequente são as principais dicas indispensáveis para aproveitar o feriado. Confira como garantir a diversão na folia: 

O consumo de água e de alimentos leves e seguros deve ser prioridade para aquelas que vão curtir dias de festas, seja, atrás dos blocos ou bailes,na praia ou em lugares com muito sol. O ideal é consumir, no mínimo, dois litros de líquidos por dia, podendo variar dependendo do organismo de cada pessoa. Grávidas e mulheres que estão amamentando, por exemplo, precisam aumentar a ingestão. Sucos, chás e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura. O cuidado também deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes.

Além da água, o protetor solar é o outro produto que precisa acompanhar os foliões durante a festa. De acordo com especialistas, o protetor solar deve ser aplicado ainda em casa e reaplicado ao longo do dia a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. Também é importante usar roupas que não incomodem e não esquentem.

 

O procedimento mais indicado para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é o uso de camisinha nas relações sexuais. O Ministério da Saúde distribui nas festas de rua e também em postos de saúde de todo o País preservativos masculinos e femininos.

No checklist, é importante o viajante conferir se está com a vacinação em dia, caso vá viajar para alguma área de risco. A orientação do Ministério do Turismo é ter atenção na hora de contratar os prestadores de serviços turísticos, como agências de viagem, guias de turismo, empresas de transporte e meios de hospedagem.

 

Alongamento

Feitos bem no início do treino, ao esticar a musculatura, os alongamentos a deixam aquecida para o exercício. Mas é preciso fazer uma segunda série desses movimentos no final de tudo e dessa muita gente acha que pode escapar, o que é lamentável. Os alongamentos finais é que não deixam os músculos ficarem encurtados, prejudicando a flexibilidade do corpo. Além disso, ao alongar-se antes de seguir para o vestiário você elimina o ácido láctico, o que evita dores musculares.
Tanto uma vida sedentária, como a prática de atividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inatividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Por um tempo, ao retirar o gesso, por um período de tempo, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro.

Quanto à atividade física, esportes de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a conseqüência direta desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais freqüente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado à uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Efeitos do alongamento:
– Redução de tensões musculares;
– Relaxamento;
– Benefícios para a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
– Aumento do arco de maleabilidade;
– Prevenção de lesões;
– Facilita atividades de desgaste, como por exemplo corrida, tênis, natação, ciclismo etc;
– Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
– Ativa a circulação;
– Ajuda no aquecimento, à medida que eleva a temperatura do corpo;
– Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Podemos e devemos nos alongar de manhã, antes de começar o dia, no final do dia para aliviar as tensões acumuladas, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo e principalmente antes e depois de atividades físicas.


Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. É gostoso fazer alongamentos quando se procede de forma correta, respeitando a sua estrutura muscular, sua flexibilidade e seus limites pessoais.
A regularidade e o relaxamento são os fatores mais importantes para o alongamento, que deve ser feito lentamente e sem tensionamento. Nada de balanceios, pois estes enrijecem o músculo que você esta tentando alongar. Assuma uma posição confortável e sustente-a, relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

 

 

Musculação

Não existe receita de bolo para treino. O que funciona para um indivíduo, pode não funcionar para outro. Se fosse fácil, bastaria adquirir uma das fitas de treino de Campeões Olympia de culturismo e copiar suas rotinas. O importante é adequar o treino a suas condições físicas e descobrir qual treino se adapta melhor a seu metabolismo, o que infelizmente pode levar algum tempo. Nosso objetivo aqui, é apenas orienta-lo com relação aos tipos de metodologias mais utilizadas nas academias.

 

 

 

 

 

 

Algumas Dicas para aumentar a atividade física

A prática de atividades físicas de intensidade moderada por um mínimo de 30 minutos diários é benéfico à sua saúde do corpo e da mente. Em casa ou no trabalho, aproveite as ocasiões para aumentar a sua atividade física.

Em casa:
  • Junte-se a um grupo para fazer caminhada na vizinhança ou no shopping local. Recrute um parceiro para lhe dar força e coragem
  • Leve o seu bebê para passear de carrinho
  • Envolva toda a família para a prática de atividades físicas – desfrute uma tarde de ciclismo com seus filhos
  • Caminhe pelas laterais do campo de futebol enquanto assiste a seus filhos jogando
  • Passeie com seu cachorro
  • Limpe a casa ou lave o carro
  • Caminhe, ande de patins ou de bicicleta ao invés de dirigir o carro
  • Faça alongamentos, exercícios ou pedale na bicicleta ergométrica enquanto assiste a televisão
  • Apare a grama com um cortador de grama
  • Plante e cuide do jardim
  • Brinque com as crianças – dance, pule amarelinha, brinque de pique-esconde, pule corda etc.
No trabalho:
  • Saia do ônibus ou metrô uma parada antes e ande o resto do caminho
  • Substitua a parada do café com uma caminhada rápida de 10 minutos. Peça para um amigo lhe acompanhar.
  • Faça parte de um programa de exercício no trabalho ou academia próxima
  • Faça parte do time de futebol ou boliche da empresa.
Atividades esportivas:
  • Ande, corra, ande de bicicleta ou patins
  • Nade ou faça atividades aeróbicas na água · Faça aulas de artes marciais, dança ou ioga
  • Jogue golfe
  • Pratique canoagem, caiaque ou remo
  • Jogue tênis ou squash
  • Jogue basquete, vôlei ou futebol
  • Faça uma caminhada na natureza
  • Faça trilhas
  • E o mais importante – divirta-se enquanto se mantém ativo!!!
Site sobre Saúde no Mundo Fitness: http://mundofitness.com.br/site/?p=48
Compartilhe
logo
Copyright © 2024 Anchieta Maia e Moçada que Agita. Direitos Reservados.