Secretária de educação fala dos avanços na Capital

A pedagoga Edilma da Costa Freire, secretária de educação de João Pessoa, recebeu a reportagem do Moçada que Agita para uma entrevista onde conta os avanços conquistados na rede municipal nos últimos anos e como o trabalho se desenvolveu para atingir as metas na educação infantil e fundamental.

Com experiência de quase duas décadas vivenciando a educação e o atendimento a crianças e adolescentes, a  Edilma Freire chegou a secretaria municipal de educação com o desafio de tirar João Pessoa do cenário de abandono de creches e escolas e elevar o número de crianças e adolescentes matriculados e bem atendidos nas unidades muncipais.

“Partimos de uma estrutura sucateada onde a maioria dos berçários estava com vagas sobrando, já que as famílias não acreditavam no atendimento prestado. Os espaços estavam ociosos e sabemos que a base de tudo é a educação infantil e a creche é o local onde tudo começa e tem que ser muito bem preparado para ofertar o melhor atendimento”, contou a secretária.

Partindo de parceria com o Governo Federal, por meio do programa Brasil Carinhoso, a Prefeitura de João Pessoa resolveu reformar e construir novas creches com um modelo inovador e atendendo a todos os requisitos de um local adequado para atender crianças a partir dos três meses de idade.

“Construímos 16 novas creches os últimos anos e reformamos as que já existiam.  Hoje temos locais completamente modificados com mobiliário, brinquedos, bibliotecas específicas para cada faixa etária, jogos e toda uma estrutura para fazer a permanência das crianças uma experiência prazerosa e segura. Hoje, os pais estão satisfeitos e aliviados por poder deixar seus filhos em ambientes de qualidade e com equipes de profissionais preparados para melhor atender cada criança”, explicou Edilma.

A secretaria lembrou ainda que toda a equipe de profissionais que atua na rede municipal passa por treinamentos e hoje existe uma coordenação com pedagogos e psicopedagogos para orientar, fiscalizar e adequar todo o tratamento dado às crianças.

“Quando o prefeito Luciano Cartaxo assumiu a Prefeitura não existia essa coordenação formada por 16 profissionais capacitados e especializado em Pedagogia.  São servidores que atuam diretamente junto às creches e escolas para verificar se todo o planejamento está sendo executado, identificar e corrigir falhas imediatamente e assim fomos conquistando a confiança e recuperando a credibilidade na qualidade do ensino oferecido.  Hoje, contamos com 13 mil alunos matriculados e isto é um avanço espetacular que só com muito trabalho e investimentos conquistamos”, destacou.

ENSINO FUNDAMENTAL

E a mudança não ocorreu apenas na educação infantil, de acordo com a secretária Edilma da Costa Freire, a estrutura do ensino fundamental também foi sendo modificada ao longo dos últimos seis anos.

“Hoje o grande desafio é manter o aluno na escola. É um trabalho para todos que atuam na educação, seja na esfera municipal, estadual ou particular. Todos temos o mesmo problema e a mesma necessidade de atuar para não deixar que a criança ou adolescente abandone a sala de aula. Por isso, estamos trabalhando arduamente para oferecer atrativos e inovações que conquistem a atenção e interesse desses menores”, explicou Edilma.

Se na educação infantil, a rede municipal oferece 29 unidades com tempo integral e ainda com 12 ofertando o ensino de libras no contra turno e aulas de raciocínio lógico e outras novidades, no ensino fundamental o uso de línguas estrangeiras e tecnologia tem atraído cada vez mais alunos.

“A aposta em tecnologia com a implantação de laboratórios de informática, o uso da robótica e a oferta do ensino de línguas estrangeiras tem nos dado resultados extraordinários. O número de evasão escolar vem caindo consideravelmente e ano passado em algumas regiões já conseguimos zerar a desistência”, comemorou a secretária.

Edilma da Costa Freire explicou ainda que não há preferência por região na cidade.  Todas as unidades são atendidas de forma igualitária.

“O que fazemos é começar por áreas mais prioritárias como quando fomos implantar  o programa bilíngüe. Escolhemos o bairro do Alto do Mateus para oferecer essa novidade porque vimos a necessidade da comunidade.  A escola Dom José Maria Pires recebeu o desafio e foi tão bem sucedido que conquistamos uma parceria com o consulado americano sediado em Recife-PE.  Agora temos um consultor morando na cidade de João Pessoa para dar continuidade a este acordo que visa proporcionar um ensino de inglês mais qualificado a cada ano”, revelou a secretária.

A parceria com o consulado americano é voltado para capacitar os professores que atuam no programa bilíngüe.  Toda a equipe da rede municipal é capacitada regularmente, com avaliações constantes para verificar a qualidade do trabalho realizado.

“Oferecemos o ensino bilíngüe a partir do 6º ano do fundamental II, mas não paramos por aí. Abrimos o Celest que agora proporciona o ensino de seis línguas e não apenas para que estuda na rede municipal, mas também para taxistas e operadores do turismo como funcionários de hotéis e pousadas de João Pessoa. É uma experiência que foi implantada na escola e se estendeu para toda a comunidade”, esclareceu.

ROBÓTICA

E o ensino da robótica nas escolas da rede municipal tem provocado uma verdadeira revolução na auto estima dos estudantes.  Cada vez mais vitórias em campeonatos municipais, estaduais, nacionais e internacionais estão sendo conquistadas.

“Se antes, os competidores menosprezavam os paraibanos, agora eles temem a chegada dos nossos alunos. O prefeito Luciano Cartaxo deixou claro que o Município vai bancar a participação em todos os campeonatos e com o objetivo de aprendizado e experiência.  Em momento algum fazemos qualquer exigência por vitórias.  Isto é fundamental para deixar as crianças e adolescentes mais tranqüilas para desenvolver suas habilidades”, ressaltou.

A secretária Edilma lembrou que no próximo mês de julho uma equipe da rede municipal de ensino vai para a Austrália disputar um campeonato internacional de robótica.

“Será mais uma conquista para esses alunos e para a comunidade onde vivem. Este resgate da cidadania plena é fundamental para a formação dos futuros cidadãos. Esta geração será em breve multiplicadora desta experiência. Contribuir para elevar o padrão educacional e social é bastante gratificante”, confessou.

EDUCAÇAO INCLUSIVA

Na área da inclusão, a rede municipal de ensino também evoluiu de forma vertiginosa. De apenas 60 cuidadores passou para 460 profissionais com toda a capacitação necessária para atender a todas as crianças com necessidades especiais.

“Temos o prazer de dizer que em todas as nossas unidades contamos com profissionais qualificados e capacitados para atender todas as crianças.  E ainda oferecemos um ensino voltado para que os demais alunos aprendam a conviver com as diferenças e promovam a inclusão”, explicou Edilma.

Nesta área também existe toda uma preparação especial nas escolas com recursos específicos para cada tipo de necessidade do aluno. E os estudantes ainda contam com o transporte escolar adaptado.

“O transporte especial atua nos três turnos, temos professores capacitados, material didático específico, toda uma plataforma de atuação voltada para a inclusão do aluno em qualquer faixa etária. Também temos uma parceria com o Centro da Pessoa com Deficiência e uma união entre as secretarias de educação, assistência e saúde para melhor desenvolver ações voltadas para este público”, explicou.

INVESTIMENTOS

Sobre os investimentos para alcançar todos esses avanços, a secretária Edilma ressaltou que além dos recursos aplicados para reformas e construção de creches e escolas, compra de mobiliário, equipamentos e toda a infraestrutura, a prefeitura investiu na contratação de 1300 profissionais para a educação, paga 14º salário aos professores e concede bonificações para os servidores de forma a garantir profissionais satisfeitos no local de trabalho.

“Nestes últimos anos foram pagos mais de 60 milhões de reais em bonificações, nossos professores recebem 30% acima do piso nacional e convocamos todos os aprovados no maior concurso feito para a área de educação no Estado. Tudo tem sido feito com muito rigor para não extrapolar o limite legal de gastos, mas também não paramos os investimentos. Este ano estamos com reformas em 10 escolas, construção de mais duas e ainda temos o estudo para implantar quadras cobertas em algumas unidades. O trabalho é constante e por isso, temos recebido os elogios e prêmios por uma educação qualificada e que não deixa nada a desejar com as melhores escolas da cidade”, completou a secretária Edilma da Costa Freire.

 

Compartilhe
logo
Copyright © 2024 Anchieta Maia e Moçada que Agita. Direitos Reservados.