Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), serão realizadas várias programações especiais em João Pessoa. Estão sendo desenvolvidas diversas atividades gratuitas como debates, show, yoga e workshop.
Parque da Lagoa
A cantora Renata Arruda faz show nesta quarta-feira (8), às 17h, no Parque Solon de Lucena, para encerrar a feira de serviços e cidadania que vai marcar o Dia Internacional da Mulher, em João Pessoa.
No show apresentado especialmente para as mulheres da Capital, a Renata Arruda revisita os grandes clássicos do samba e apresenta um repertório onde a participação do público faz desse show uma grande festa. Acompanhada de grandes músicos da cidade, Renata promete não deixar ninguém parado.
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, doze tendas serão instaladas na Praça das Acácias (de frente aos pontos de ônibus) e abrigarão diversos serviços como orientações sobre Saúde, com aferição de pressão arterial e práticas integrativas com terapeutas holísticos do Cepics Canto da Harmonia. Orientação sobre Previdência Social (INSS), acesso ao crédito via Banco Cidadão, informações sobre Habitação Social, distribuição de mudas de árvores. No local estarão também assistentes sociais e psicólogas que atendem no Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, além de representantes da Promotoria e Defensoria Pública da Mulher e Juizado de Violência Doméstica e Familiar, que estarão à disposição para dar orientações sobre enfrentamento à violência doméstica e familiar. O evento “Mulheres no Parque da Lagoa: fazendo história em João Pessoa” é organizado pela SEPPM, e acontece no Parque Solon de Lucena, das 14h às 17h.
Na parte cultural haverá a apresentação da Banda 5 de Agosto e de grupos de zumba, maculelê e xaxado. O período da tarde conta ainda com apresentação do grupo Catadores de Arte, da Emlur. A programação será encerrada com show da cantora paraibana Renata Arruda, às 17h, no Parque da Lagoa.
Artesanato – Ainda como parte da programação do Dia Internacional da Mulher, promovida pela SEPPM, acontece exposição de artesanato feito pelas mulheres da Emlur e vinculadas aos programas de geração de emprego e renda da Secretaria de Mulheres. Elas vão expor peças em diversos materiais que estarão à venda no local.tivo.
Estação Cabo Branco
As atividades têm início na terça-feira (7), a partir das 15h, com aula de yoga ministrada pela professora Socorro Barbosa. A aula tem duração de 1h40, sendo dividida em 1h para a yoga e 40 minutos de meditação. A média de público varia entre 10 e 30 pessoas. Nas aulas, se trabalha com movimentos em pé, sentado e deitado, sempre obedecendo ao limite do corpo do aluno.
Dança e arte – Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, acontece o Chá com Artes, com a presença das mulheres do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ilha do Bispo. Na ocasião, elas estarão interagindo e trocando ideais sobre temas como saúde, violência, suicídio, entre outros. O evento terá recital de poesia com o violonista Michel Soares.
No dia seguinte, quinta-feira (9), a partir das 15h, na sala de práticas educacionais, do lado do estacionamento, haverá oficina de dança do ventre em parceria com o Estúdio Arte e Dança da professora Séfora Santos. Neste mesmo dia, também às 15h, haverá meditação para mulheres com a professora de yoga Socorro Barbosa. Será na sala de convenções 1.
Workshop – Encerrando a programação, acontece na sexta-feira (10) o Workshop de Hells Class, que será ministrado pelo professor de dança, Jairo Sva, que fez cursos com as bailarinas Kimberley Gee, Hannad Douglas e Miss Ksyn, dançarinas oficiais da cantora Beyoncé. Será às 16h na sala de convenções 1.
Com uma concorrida agenda de eventos e shows, Jairo é considerado o profissional de Heels Class mais conceituado da Paraíba e da região Nordeste. Em seu currículo, constam cursos com o coreógrafo de Michael Jackson e LaVelle Smith Jr; e a coreógrafa Daniella Polanco, que já trabalhou com Lady Gaga, Beyoncé, Jennifer Lopez, Rick Martin e outros.
Nesse workshop, que terá duração de 1h30, os alunos irão aprendem técnicas performáticas muito usadas em apresentações dos grandes shows de música. A aula é para nível intermediário, ou seja, pessoas que já tenham ou tiveram contato com dança, já que serão repassadas técnicas como hand performance (movimento de mãos), catwalk (passarela), duckwalk, floor performance (desempenho no chão), dips (mergulhos) e drops (caídas).
“A aula é inspirada nas coreografias que atualmente dominam os clipes das cantoras Beyoncé, Rihanna e Madonna, sendo feita em cima do salto alto. Então, é importante lembrar as participantes que têm problemas na coluna ou joelhos que o salto não pode ultrapassar 10 centímetros”, orientou Jairo Sva.
Esse tipo de atividade, que está ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo, sendo hit em alguns estúdios de dança, além de queimar calorias, trabalha o equilíbrio, melhora a postura e até a confiança dos participantes.
Confira abaixo a programação da Semana da Mulher da Estação Cabo Branco:
Terça-feira (7)
Yoga para Mulheres
Ministrante: Socorro Barbosa
Hora: 15h às 17h
Local: Sala de Convenção 1
Quarta-feira (8)
Chá com Artes – Música e poesia
Convidado: equipe do Cras da Ilha do Bispo
Hora: 14h30 às 17h
Local: Estação das Artes
Quinta-feira (9)
Oficina de Dança do Ventre
Ministrante; Séfora Santos do Estúdio Arte e Dança
Hora: 15h
Local: Sala de Práticas
Meditação para Mulheres
Ministrante: Socorro Barbosa
Hora: 15h às 17h
Local: Sala de convenções 1
Workshop Maquiagem
Ministrante: Juliana Piccorelli
Hora: 16h
Local: Sala de Práticas Educacionais
Sexta-feira (10)
Workshop de Hells Class
Ministrante: Jairo Sva
Hora: 16h
Local: Sala de convenções 1
Projeto ‘Quintas Dialógicas’ (CG)
Com o tema “8 de Março: Conquistas e Desafios”, o projeto Quintas Dialógicas, realiza mais uma edição nesta quinta-feira (9), em Campina Grande. O encontro será no Cine-Teatro São José, às 20h, e tem como convidadas integrantes de coletivos feministas que atuam na cidade. Participam do debate Fabiana Araújo, Mariana Cavalcanti (Sociatos), Jô Oliveira, Samantha Pimentel e Dafne Campos (Bruta Flor). A entrada é gratuita e aberta ao público que tenha interesse no assunto.
As ‘Quintas Dialógicas’ são uma iniciativa da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A ideia é promover um debate franco e aberto entre a sociedade, artistas e acadêmicos, trazendo consigo a ideia de multidisciplinaridade, trabalhando diversos temas que possam se relacionar com o conceito de cultura. A proposta busca fomentar a formação intelectual e artística dos participantes.