“Não tenho reduto eleitoral, não tenho preferência por bairros ou regiões da cidade. Fui eleito para ser vereador da cidade de João Pessoa e assim tenho conduzido meu mandato. Atuando em cada canto que posso ser útil e apresentando projetos, proposituras e aprovando leis que beneficiem toda a minha Capital”. Assim se apresentou Humberto Pontes (Avante) que também é o 2º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
O vereador Humberto Pontes recebeu a reportagem do Moçada Que Agita, em seu gabinete, para falar de suas ações, suas metas e como conquistou o título de vereador mais atuante nos anos de 2017/2018.
Com 2.752 proposituras apresentadas, o vereador se destacou entre seus pares por buscar atuar em todos os pontos da Capital.
“Cada proposta trazida ao plenário foi embasada por demandas da própria comunidade. Temos aqui uma equipe que percorre os bairros para saber quais as necessidades e também recebemos no gabinete os munícipes que nos procuram para solicitar apoio para resolver questões básicas de infraestrutura, saúde, educação, limpeza, trânsito e outros temas de relevância para a sociedade”, explicou o vereador.
Vindo de uma família de educadores, filho do saudoso Luiz Lins Pontes e Maria do Socorro, nascido e criado no tradicional bairro da Torre, Humberto Pontes também foi professor, mas enveredou pela área da segurança onde foi diretor do Instituto de Polícia Científica (IPC). Com a experiência adquirida, o vereador tem apresentado propostas de leis que visam inibir ações delituosas e também contribuir para melhorar a vida de muitos pessoenses.
Entre as leis já aprovadas e sancionadas, estão a que obriga as empresas a emitirem notas fiscais para bicicletas com o número de série do quadro, uma espécie de chassi, para evitar que um mesmo documento possa ser utilizado por várias vezes e principalmente para garantir a posse segura do bem do cidadão.
“O que se praticava era emitir uma nota apenas com o modelo e cor da bicicleta. Em caso de furto, o cidadão não tinha como provar qual era o seu bem. Mesmo em caso da recuperação pela polícia ficava muito difícil justificar a posse. Agora com a lei que aprovamos, a nota vem com um número de série e a identificação fica muito mais simples. Também não é mais possível usar um mesmo documento para apresentar como legal várias bicicletas idênticas”, explicou.
Outro projeto do vereador Humberto Pontes que também já é lei em João Pessoa é quanto aos celulares. Todo aparelho vendido deve conter os números de série do celular e da bateria. “Esta é mais uma forma de inibir a venda de produtos com procedência duvidosa. Também pedimos que não comprem nenhum produto sem a devida nota fiscal, pois isto estimula a prática criminosa. Se não tiver quem compre, não terá quem furte”, comentou.
Mas, o vereador Humberto Pontes não está focado apenas em questões de segurança. Entre as diversas leis aprovadas está a que determina que todos os elevadores de João Pessoa possuam painel com teclado em braile e sinais sonoros para atender ao público portador de deficiências visuais ou auditivas. “Esta legislação vem atender uma grande parcela da nossa comunidade e está sendo bem aceita por todos. A inclusão é uma realidade na nossa Capital”, destacou.
Ainda sobre os elevadores, o vereador explicou que teve uma lei específica aprovada para garantir a manutenção semestral de todos os equipamentos em atuação na cidade. Além disso, limitou o uso para menores de 10 anos.
“Toda criança menor de 10 anos não deve utilizar o elevador desacompanhada de um adulto. É uma questão importante de segurança. Vários acidentes já foram registrados e nós queremos evitar problemas maiores. Por isso, pedimos a colaboração de todos para obedecer a lei”, solicitou o vereador.
Na área da saúde e educação, o vereador tem se empenhado também para garantir os diretos do cidadão e ainda contribuir com a municipalidade no controle da cobertura vacinal das crianças.
“Agora é lei. Toda criança matriculada em qualquer escola de João Pessoa, seja pública ou privada, deve apresentar a caderneta de vacinação atualizada. Os pais podem ter um tempo limite para completar a cobertura vacinal e em caso de não atender a determinação, o caso será encaminhado ao conselho tutelar para providências. Esta foi uma medida para evitar que os menores fiquem sem a imunização necessária”, explicou o vereador.
Para o vereador Humberto Pontes não há limite de atuação e ele tem feito um trabalho de destaque em várias áreas. Como a orientação e assistência a artistas e atletas que procuram o gabinete para que seja intermediada providências junto às instituições públicas.
“Temos uma equipe aqui no gabinete que está disponível para orientar e também auxiliar nas demandas de todos. Temos também contribuído com o esporte com a alocação de emenda parlamentar para realização do campeonato interbairros de handebol e futebol de areia, que também deve envolver as escolas municipais”, garantiu.
E o trabalho de atendimento no gabinete é diário, segundo o vereador. Todos os dias dezenas de pessoas procuram o vereador para apresentar as demandas dos bairros de João Pessoa.
“Todos são bem vindos. E quem tiver alguma demanda e precisar de nosso apoio pode comparecer ao nosso gabinete. Se for solicitação de limpeza, tapa buraco, esgoto a céu aberto, problemas no trânsito ou qualquer outra questão pedimos que tragam fotos ou vídeos para ilustrar nossos pedidos e cobranças junto as autoridades competentes”, exemplificou o vereador.
Humberto Pontes destacou ainda que não atua apenas em busca do voto. “Seja uma ação para beneficiar centenas de pessoas ou mesmo uma única família, não faço distinção. Todos os moradores de João Pessoa são importantes e merecem meu respeito e trabalho”, finalizou.