O Super Praia, evento organizado pelo Banco do Brasil, está acontecendo no Busto de Tamandaré até domingo, dia 8 de maio. Com horários: sexta, das 9h às 18h; sábado, das 10h às 22h; já no domingo, das 8h30 às 12h é reservado para as finais. A entrada é gratuita. A Paraíba está sendo representada por oito atletas medalhistas, são eles: Álvaro Filho, George Souto, Gilmário Vidal, Ícaro Grigorio, Joalysson Laurindo, Jorge Ferreira, Renato Rocha, Vitor Araújo. Saiba mais sobre cada um deles:
Álvaro Magliano de Morais Filho
Álvaro gostava de jogar futebol. Por influência do pai, que pratica vôlei de praia, aventurou-se nas areias e, segundo suas próprias palavras, “ficou viciado”. Seu primeiro parceiro nas quadras de pelada da Manaíra foi o veterano Galego, em 2006. Jogou com Vitor Felipe de 2007 ao meio da temporada 2011, quando iniciou parceria com Moisés. Teve rápidas uniões com Fábio Luiz, Benjamin e Luciano até formar dupla com Thiago. Em março de 2013, passou a formar dupla na seleção brasileira com o campeão olímpico Ricardo. Abriu a temporada 2013/2014 do Circuito Banco do Brasil com Edson Filipe e, no fim, reatou a parceria com Thiago. Em agosto de 2014, iniciou parceria com Pedro Solberg para a disputa do Circuito Mundial e do Circuito Banco do Brasil Open. No torneio de estreia da dupla já foi campeã da etapa da Polônia. Pouco depois, em setembro, retomou a parceria com um dos seus primeiros parceiros, Vitor Felipe. Juntos, foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015. Álvaro tem como ídolo o campeão olímpico Emanuel.
George Souto Maior Wanderley
George começou a praticar vôlei de praia dentro de casa, por influência do pai. Inspirado por outros atletas de destaque do estado, como Zé Marco e mais recentemente Ávaro Filho e Vitor Felipe, o atleta entrou em uma escolinha. Evoluindo, foi convocado pela primeira vez em 2012 para as seleções de base, permanecendo durante dois meses no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema. Já atuou com Pedro Henrique, filho do campeão olímpico Ricardo, e ao lado de Arthur Lanci, com quem foi campeão Mundial Sub-19 (2014). Jogou com o paulista Guto e firmou parceria com o também paraibano Jô para a temporada 2015/2016. Nas horas vagas o paraibano divide o tempo entre ler gibis e assistir filmes, além de ficar junto da namorada e dos familiares.
Gilmário Vidal Ferreira
Gilmário começou a jogar vôlei de praia tarde, aos 18 anos, batendo bola com amigos. Tomou gosto pelo esporte, aprimorou os fundamentos e se profissionalizou. Em 2002, começou a disputar torneios na Paraíba e em Estados próximos. A partir do segundo semestre de 2009 passou a disputar permanentemente o Circuito Banco do Brasil. Já jogou ao lado de Gustavo, Valredes, Tiago, Fabiano, Luciano, Fernandão, Renatão, Moisés e Léo Gomes, com quem venceu a etapa de Rondonópolis do Challenger. Para a temporada 2014/2015, fechou parceria com Benjamin, mas encerrou atuando ao lado de Fábio Guerra. Atualmente joga com Zé Írio.
Ícaro Grigorio do Nascimento
Ícaro começou a jogar vôlei de quadra em 2005. Na praia, começou quando um amigo o chamou para participar de um Campeonato Paraibano sub-18 de vôlei de praia, terminando com a prata. A partir daí, a paixão apenas aumentou, com Ícaro passando a treinar apenas nas areias. O paraibano já atuou com Fabiano, Bernat, Fábio Luiz, Averaldo, Jô, Klaus, Luizão e atualmente novamente com Klaus.
Joalysson Laurindo Gomes
Aos 15 anos, Jô jogava peladas nas ruas de João Pessoa. Foi descoberto por um professor do Colégio Polígono e passou a integrar a equipe de vôlei de quadra da escola. Dois anos depois, foi assistir ao treino de um amigo nas areias e foi convencido a apostar no vôlei de praia. Em 2009, ficou em nono lugar no Campeonato Mundial Sub-21. Jogou com Bernat, Averaldo, Harley e fechou parceria com Léo Vieira para a temporada 2014/2015. A partir de março, voltou a jogar com Ícaro, também paraibano, com quem tinha formado dupla duarante a adolescência. Em seguida, na temporada 2015/2016, se juntou ao jovem George, também da Paraíba, conquistando o bronze na primeira etapa da temporada.
Jorge Ferreira Terceiro
Jorge teve um excelente início de temporada em 2002, atuando junto com o medalhista olímpico Ricardo, quando conquistou a etapa de Santos do Circuito Banco do Brasil, e obteve boas colocações em outras etapas. No segundo semestre do mesmo ano, Jorge iniciou o trabalho com Guto, sob o comando do técnico Cajá, e a dupla terminou o ano em quarto lugar no ranking brasileiro. Em 2006, passou a representar a Georgia no Circuito Mundial ao lado de Renatão e, dois anos depois, a dupla terminou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim. Jogou também com o medalhista olímpico Fábio Luiz, com o capixaba Luciano e desde então está atuando com Moisés (Moca). Jorge adora mergulhar e conhecer novas praias.
Renato B. da Rocha Gomes
Renato começou a participar de todas as etapas do Circuito Banco do Brasil em 2006. Neste mesmo ano, começou a disputar o Circuito Mundial representando a Georgia, ao lado do também paraibano Jorge. A dupla se classificou para os Jogos Olímpicos de Pequim, onde ficou em quarto lugar. Jogou a temporada 2012/2013 com Gilmário e, depois, Lipe
Vitor Araújo Gonçalves Felipe
Vitor começou sua carreira nas quadras, aos 11 anos, na escolinha do Professor Demi, no Colégio Pio X, em João Pessoa (PB). Decidiu se mudar para as areias em 2006, quando, meio que por acaso, jogou com Álvaro Filho um torneio regional. Ficaram juntos até o meio de 2011, quando passou a jogar com Thiago. Antes do fim da temporada, passou a formar dupla com Moisés. No meio de 2012, passou a ser parceiro de Evandro, com quem jogou até setembro de 2014. Desde então, retomou dupla com Álvaro Filho. Mesmo quando não está nas quadras, não sai da praia: seu maior hobby é surfar. Além disso, o paraibano também gosta de andar de skate.
Via: http://cbbvp.cbv.com.br