Nem a forte chuva conseguiu atrapalhar o arrasta-pé na Praça desta terça-feira (27). Uma multidão lotou a Praça Getúlio Vargas para conferir os shows de Mô Lima e Walkyria Santos, grandes atrações do São Pedro em Cabedelo.
A festa se encerra hoje (28), com as apresentações das bandas Os Gonzagas e Nosso Xote; da Quadrilha Flor de Mandacaru, de João Pessoa, campeã do grupo B no concurso da Funjope; e dos grupos culturais Coco e Ciranda do Mestre Benedito (Coco de Têca) e Tambores do Forte.
Ontem, a festa teve início com a apresentação dos grupos culturais pertencentes ao Centro de Arte e Cultura do Município: Vida da Gente, com a performance contemporânea “Transitando sob o rodar da saia”; e Companhia de Dança do Ventre Zaya, com a apresentação “BellyForró”, que misturou o forró regional com a dança que vem da cultural oriental.
O secretário de comunicação da Prefeitura, Fabrício Magno, um dos grandes responsáveis pela volta das festividades juninas à praça Getúlio Vargas, comemorou o sucesso da festa.
“No ano passado, atender ao pedido do povo cabedelense e realizar o ‘Arrasta Pé Tá na Praça’ pela primeira vez foi um grande desafio, mas que acabou se tornando um grande sucesso. Em 2017, estamos consolidando esse evento que celebra as nossas tradições, que tem sua própria identidade visual e cultural e que possui uma grande estrutura e ornamentação especial”.
A 3ª noite do Arrasta-pé na Praça contou com a visita do prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo, que elogiou a organização do evento e falou sobre o relacionamento entre Cabedelo e João Pessoa.
“Hoje viemos prestigiar esse evento maravilhoso e queríamos aproveitar e parabenizar o prefeito Leto e toda sua equipe pela realização dessa bela festa, que promove nossa cultura regional e que tem a marca do povo. Eu sinto muita alegria em poder ver que uma festa popular como essa pode ser realizada com tanta tranquilidade e com um grau de organização tão elevado. Um verdadeiro São João paras as famílias e que prima pela valorização da nossa cultura. O relacionamento institucional e pessoal entre Cabedelo e João Pessoa é o melhor possível. É comum o cidadão metropolitano morar numa das duas cidades e ir trabalhar na outra, pois elas são muito próximas e devem sempre ter uma relação harmoniosa entre os poderes públicos, como existe hoje. Com isso, quem ganha é a população, pois devemos nos unir para termos políticas públicas importantes que possam melhorar a vida de todos”.
Forró debaixo de chuva – Apesar da chuva não ter dado trégua, uma multidão acompanhou o show do sanfoneiro Mô Lima que, mais uma vez, interpretou muita música regional de qualidade, incluindo os sucessos do seu pai, Pinto do Acordeon. O artista também fez uma homenagem a grandes sanfoneiros, como Dominguinhos, Sivuca e o Mestre Gonzagão.
“Queria agradecer ao prefeito Leto e a todos os envolvidos nesse evento por prestigiar esse sanfoneiro, e também parabenizá-los por promover essa festa maravilhosa, presenteando a população de Cabedelo”, disse ‘Mô’ em meio à sua apresentação.
Um dos shows mais aguardados da edição desse ano, Walkyria Santos, que voltou à Cabedelo pela primeira vez em carreira solo, levou a multidão ao delírio. Debaixo de chuva, todo mundo cantou e dançou os grandes sucessos da carreira da “loira irresistível”, como “Me usa”, “Adoro”, “A Loba” e “Verdadeiro Amor”.
Walkyria também cantou novos hits de sua carreira, a exemplo da já estourada “Teco Teco”, e outras músicas que estão em evidência no forró atual.
“Para mim foi um prazer… É sempre bom estar na minha Paraíba amada e receber esse carinho, esse astral e essa emoção. Graças a Deus, fizemos um show maravilhoso, em uma festa muito bonita! Amei a energia de todos, todo mundo cantando… Foi ótimo”, destacou a forrozeira.
Secom Cabedelo
Foram quatro noites de muito forró no Arrasta-pé na Praça que, em sua 2ª edição, reuniu cerca de 10 mil pessoas no Pavilhão montado na Praça Getúlio Vargas. Os festejos juninos em Cabedelo terminaram ontem (29), com show da banda Os Gonzagas e Nosso Xote e apresentações da Quadrilha Junina Flor de Mandacaru, de João Pessoa, e do grupo de Coco e Ciranda do Mestre Benedito (Coco de Teca), uma das manifestações folclóricas mais tradicionais da cidade.
Pelo palco montado na Praça, passaram, ao longo dos dias 23, 24, 27 e 28, os cantores Walkyria Santos, Alberto Bakana e Osmídio Neto, além de atrações locais e culturais, reforçando o valor e o incentivo que a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) dá aos artistas da terra, a exemplo das bandas Stylo Ousado e Leco e D’Baile.
“Todos os que estiveram envolvidos com o Arrasta-pé na Praça estão de parabéns. A festa ficou muito bonita, organizada. Um São João para a família cabedelense curtir com tranquilidade e animação, respeitando e valorizado nossas raízes culturais, nossos artistas da terra. O povo de Cabedelo está de parabéns por ter ido prestigiar nossa festa e consagrá-la como uma das mais animadas do litoral paraibano”, destaca o prefeito Leto Viana.
Quem abriu o último dia do evento foi o cantor Jair Pereira e sua banda Nosso Xote, prata da casa.
“Tocar em casa é sempre uma maravilha. É uma excelente iniciativa da atual gestão dar oportunidade para as bandas locais. Hoje somos mais conhecidos em Cabedelo graças à gestão do prefeito Leto, pois, antes, só tocávamos fora da cidade. Só temos a agradecer e elogiar a estrutura desse grande evento. Não só como músico, mas como cabedelense, dou nota 10 para a organização”, elogiou Jair.
A grande atração da noite ficou por conta da banda Os Gonzagas, que levou muito forró jovem à Praça. Cantando músicas como Taxi Lunar e Cometa Mambeme, o estilo ‘gonzaguiano’ animou os forrozeiros.
“Cabedelo é sempre muito caloroso com a gente. Eu aqui me sinto em casa, pois também frequento a comunidade Fraterno Amor, que é daqui da cidade. Poder voltar para mostrar nosso trabalho e compartilhar nosso som, para nós, é motivo de muita alegria. Tivemos a oportunidade de começar o ano no revéillon de Intermares e agora de encerrar o São João, esperamos que tenha sido bom para todo mundo. Agradecemos a oportunidade de realizar esse show e a todo povo que está sempre nos apoiando. Nosso coração se enche de alegria por saber que mesmo numa noite chuvosa o povo saiu de casa para nos ver”, disse o vocalista Felipe Alcântara.
Segurança e estrutura – Um dos pontos mais elogiados no Arrasta-pé na Praça foi a segurança, garantida através do efetivo da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
“Chegamos ao último dia com a festa sendo realizada com muita organização, proporcionando tranquilidade e segurança a quem a frequentou. Durante as quatro noites dessa festa, tivemos apenas pequenas ocorrências, envolvendo embriaguez, que nem foram encaminhadas para a delegacia. O público veio mesmo para se divertir e com o intuito somente de brincar sem atrapalhar a segurança do evento. A Prefeitura de Cabedelo está de parabéns por disponibilizar a logística completa para dar suporte ao nosso efetivo, como também ao Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Semob, Defesa Civil e todos os agentes públicos. Essa estrutura favoreceu nosso trabalho e quem ganha com isso é a população”, destaca a Tenente Geovane Alves, que comandou as operações policiais na última noite.
Além das atrações, a festa contou com uma Praça de Alimentação, onde comerciantes locais pré-cadastrados puderam vender seus produtos e aquecer o comércio da cidade.
A decoração da Praça também foi outro ponto alto do evento. Assinada pelo professor Quirino, responsável pela cenografia da Paixão de Cristo deste ano, a ornamentação contou com um cenário personalizado. As casinhas de madeira, bonecos, balões e flores voltaram à Praça para dar um colorido especial às comemorações e manter a tradição das festas dos santos juninos. Tudo confeccionado por artesãos locais.
“Pela primeira vez eu estou aqui e fiquei fascinado com a organização da festa, com uma linda ornamentação, toda estrutura de segurança e de apoio. Fico impressionado pela capacidade de programar um evento e encaixá-lo de uma forma tão profícua. Estive em outras cidades, durante o período junino, e eu definiria Cabedelo como o melhor São João do Litoral Paraibano”, elogia o publicitário Pedro Neto, de João Pessoa.
A aposentada cabedelense Maria Lúcia dançou e se divertiu com sua família na festa da cidade, e também era só elogios ao evento.
“A festa foi maravilhosa, com artistas muito bons, uma linda decoração, tudo parecendo um grande arraiá de família. A praça de alimentação também estava muito organizada. Parabéns a todos que trabalharam para realizar esse evento”.