O presidente da Federação Paraibana de Xadrez, Fernando Melo, conversou com o Moçada que Agita sobre a história e fundação da Federação na Paraíba, a paixão pelo xadrez e o planejamento para 2019.
A Federação Paraibana de Xadrez (FPBX), legalmente constituída, surgiu na década de 1970, dando seus primeiros passos e tendo como primeiro presidente o advogado Bento da Gama Batista (in memorian). “Ao longo dos anos até os dias de hoje, foram cerca de 10 presidentes, podendo citar o saudoso Abdias Sá, o jornalista Severino Ramos (recentemente falecido), advogado Roberto Lessa, engenheiro Fernando Amaral Marinho (já falecido), Marcelo Souto, dentista Dacio Lima Gonçalves, Petrov Baltar e agora estamos nós com posse ocorrida em janeiro deste ano”.
De acordo com Melo, todos contribuíram para o fortalecimento do xadrez paraibano. “Lembro-me de um dos grandes e inesquecíveis feitos que ocorreu na gestão de Abdias Sá, quando aqui sediou por 11 dias no Hotel Tambaú, o Campeonato Brasileiro de Xadrez, exatamente no ano de 1976. Outra gestão importante foi a Fernando Amaral Marinho, que organizou e legalizou a Federação junto aos órgãos federal estadual e municipal. O dentista Dacio Lima Gonçalves também fez um trabalho de expansão da Federação, abrindo espaço e condições para torneios nacionais aqui, em João Pessoa”.
Segundo o presidente, atualmente, a nova diretoria veio revolucionar o xadrez com três metas importantes que foram o apoio ao Xadrez nas Escolas, cadastramento de todos os enxadristas e a interiorização do Xadrez na Paraíba.
Em relação à paixão pelo esporte, Melo explicou que “existe uma bela definição sobre o xadrez que diz exatamente assim: “Assim como o amor, como a música, o xadrez tem o poder de fazer as pessoas felizes”. A criança a partir dos 7 anos, que estudar xadrez, certamente vai se destacar na sua escola diante daqueles que não estudam, uma vez que ele desenvolve a inteligência além de dezenas de outros benefícios. O tempo é ilimitado, uma vez que estamos sempre aprendendo”.
Circuito da FPBX na cidade de Patos
As vagas para a sexta e última etapa do Circuito, a se realizar no próximo dia 22 deste mês de setembro na cidade de Patos, estão limitadas a 60 jogadores de todo o Estado da Paraíba. É a 6ª e última etapa do Circuito da FPBX – Um por todos, todos por um – que premia o projeto de interiorização. As cinco primeiras etapas foram realizadas nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Esperança, Baraúna e Solânea.
Para 2019 o calendário ainda não está totalmente definido, mas de acordo com Melo, a Federação deverá manter a continuidade dos principais projetos. “Sabemos que existe o interesse por parte de toda diretoria, de realizar em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez, um Curso de Arbitragem, a exemplo do que ocorreu em agosto passado, sob a responsabilidade da CBX, o Curso de Instrutor, realizado em Campina Grande e os 24 participantes dos 12 municípios representados que receberam certificado da CBX”.
Para acompanhar diariamente o trabalho da Federação basta acessar: http://fpbxadrez.blogspot.com/